Vídeo de água que congela ao sair da torneira surta a internet

O fenômeno teria acontecido no Rio Grande do Sul e a gente foi investigar se ele é mesmo possível.

O frio chegou MESMO em diversas regiões do país e, depois do retorno triunfal dos bonecos de neve brasileiros, um vídeo surpreendente está dando o que falar nessa quarta-feira (19).

Publicado no Facebook pela página FRIO Grande do SUL, o vídeo mostra água congelando logo após sair da torneira e cair numa cuia de chimarrão:

Em sete horas, a publicação já conta com mais de 96 mil compartilhamentos e foi visualizada cerca de 4 milhões de vezes. Nos comentários, muita gente garante que isso é possível frente às temperaturas no Rio Grande do Sul, mas também há quem duvide das imagens.

A página não deu maiores explicações no post – apenas escreveu “Bora lavar louça genteeee” – e também não se pronunciou sobre a origem do vídeo. Ou seja: não dá para saber se houve algum truque envolvido.

No YouTube, porém, o canal Manual do Mundo já mostrou que isso é possível sim. Um vídeo publicado em 2015 ensina como fazer o tal gelo instantâneo, sem usar artifícios químicos. É pura física mesmo!

A água precisa estar BEM fria, quase congelando e, ao entrar em contato com gelo sólido, ela vai se solidificar também. Assista:

E a conclusão que a gente tira com isso tudo é que está REALMENTE muito difícil lavar louça no sul do Brasil! 

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!