Você consegue perdoar?

Aceitar o pedido de desculpas exige tempo. Mas acredite: tocar a vida sem mágoas no coração é o melhor remédio para ser feliz

Errei. Me perdoa? Coloque-se no lugar do outro para superar a mágoa
Foto: Getty Images

Não é de um dia para o outro que se esquece uma traição e nem em um minuto se consegue perdoar. Dói perceber que o marido, a melhor amiga ou a irmã tem defeitos, não é mesmo? Se você parar para pensar, só vai conseguir dizer “te perdoo” se deixar a mágoa de lado e abrir seu coração para o pedido de desculpas.

Um bom exercício para isso é colocar seus sentimentos no papel. A dica é do psicólogo Artur Scarpato: “Escrever é uma forma de jogar para fora a mágoa, a dor, o ressentimento. Assim, você vai colocar em ordem as palavras e se sentir mais segura na hora da conversa.”

Sim, uma simples conversa é capaz de restabelecer a relação. Antes disso, porém, é preciso também entender que existem variações de mágoa. “Por isso, o tempo até perdoar vai de acordo com cada caso. As dores mais leves, em geral, são motivadas por brigas do cotidiano, comuns entre amigas, irmãs. Pense durante uma semana, um mês, até se sentir forte para conversar”, recomenda o especialista. “Os casos mais graves, quando existe trauma, violência, são mais complicados. Esse perdão pode levar anos”, diz Artur.

O rancor e a raiva acumulados podem ser a causa de doenças como a hipertensão, o infarto, a depressão. “Alimentar essas dores fazem mal tanto para quem machucou, quanto para quem está machucado”, diz o psicólogo Artur Scarpato. “É preciso cuidado para não prolongar a mágoa, o sentimento de raiva e a vontade de vingança. É preciso trabalhar esses sentimentos”. Como? Falando sobre eles. Mas um detalhe faz toda a diferença, garante o especialista: “Falar sem culpar o outro facilita tudo”.

Existe treinamento para perdoar

Conheça as quatro dicas de ouro para seguir em frente após ser magoada

1. Não fale de cabeça quente.

2. Na conversa, dê espaço para a outra pessoa falar o que pensa e o que sente.

3. Organize os sentimentos antes de colocá-los para fora.

4. Evite falar sobre o assunto depois do pedido de desculpas.