10 mandamentos de uma sogra nota dez

Descubra o que falta você fazer para se dar bem com os pretendentes de seus filhos. O primeiro passo é deixar o ciúme de lado!

Ter uma relação saudável com a nora ou o genro só traz benefícios à família
Foto: Getty Images

Você passa a maior parte da sua vida cuidando de seu filho. Só que ele cresce e, de repente, aparece na sua frente demonstrando que você não é mais a mulher mais importante da vida dele. E agora? Essa eterna rixa entre mãe e nora (ou mãe e genro) acontece porque a sogra imagina que os pretendentes vão tirar os filhos dela ou que nunca serão bons o suficiente.

É preciso driblar esse sentimento de perda e enxergar o lado positivo. Ter uma relação saudável com a nora ou o genro só traz benefícios à família. Pense que está ganhando mais um filho, e não perdendo o seu!

Confira os mandamentos de uma sogra nota dez – e mude suas atitudes

1. Respeitar o espaço do casal, apenas dando a opinião quando for solicitada.

2. Ser natural, sempre. Não precisa ficar tentando agradar a nora ou o genro o tempo todo, isso desgasta a relação e pode soar falso.

3.  Ter interesse em conhecer melhor quem está com o seu filho ou filha. Convidar para almoçar ou jantar na sua casa aproxima. Fazer perguntas também!

4. Deixar de lado preconceitos. O que interessa se a namorada do seu filho tem uma tatuagem? Ou se o pretendente de sua filha já tem um filho? Dê chance de a pessoa mostrar suas qualidades.

5. Evitar confrontos. Se tudo o que nora e genro falarem virar motivo de crítica, eles não vão querer mais estar em sua companhia.

6. Não colocar os filhos em situações constrangedoras. A pior coisa é um filho ter que decidir entre a mulher que ama e a própria mãe.

7. Não chamar a atenção dos filhos na frente do pretendente ou ignorar as opiniões de sua nora ou genro e só se dirigir a ela/ele para assuntos importantes.

8. Aceitar convites. Almoços e jantares não precisam ser sempre só na sua casa. De vez em quando, sua nora pode gostar de receber vocês na casa dela.

9. Não se intrometer na educação dos netos, mesmo que cuide deles enquanto os pais trabalham. Tente expor suas ideias sem impor tudo do jeito que quer. Sugerir é melhor que mandar.

10. Cuidar de você mesma depois que os filhos se casam. Algumas mulheres sofrem da Síndrome do Ninho Vazio, sensação de perda e ciúme quando os filhos, já adultos, saem de casa. O ideal é se ocupar com um trabalho fora de casa ou algo que goste muito de fazer, como dançar ou sair com as amigas.