4 atividades físicas para as crianças se exercitarem

O videogame pode ser bem interessante, mas às vezes é bom levar os pequenos para praticar um esporte ou outra atividade que não precise da tecnologia. São ótimas para a saúde deles e também garantem a diversão!

Ok, a gente sabe que criança adora jogar videogame ou passar horas no computador. Mas os pequenos precisam movimentar o corpo para se desenvolverem plenamente. Encontrar uma atividade física de que eles gostem é uma boa maneira de diminuir o tempo diante das tentações tecnológicas. “Esportes melhoram a coordenação motora, a atenção e ainda previnem a obesidade infantil”, explica a pediatra Renata Castro, da Faculdade de Ciências e Saúde de São Paulo. A especialista também ressalta que se dedicar a uma atividade física ensina a garotada a trabalhar em equipe e a vencer a timidez. Confira quatro opções bem bacanas e decida qual é a melhor para seu filho:

Natação

“É um esporte considerado completo, pois trabalha todos os mecanismos fisiológicos, como a capacidade respiratória e o sistema cardiovascular”, explica Rodrigo Ambonate Lopes, reabilitador físico da rede Lucy Montoro, de São Paulo.

Quando dá para começar a praticar: a partir dos 6 meses

É ideal para crianças: inquietas, com falta de concentração, mas que, quando motivadas, se empenham na atividade proposta.

Capoeira

Estimula o controle emocional. O aluno precisa observar os movimentos do outro para se defender. “Também trabalha a musicalidade e ensina sobre nossa história, pois era praticada por escravos”, relata Wellington Nelson Fernandes, mestre da Capoeira Berim Brasil, de São Paulo (SP).

Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos

É ideal para crianças: tímidas. Na roda de capoeira, ninguém é julgado por suas limitações. O respeito pelo outro é muito valorizado.

Ioga

Desenvolve a flexibilidade, a consciência corporal e espacial. “A ioga também é ótima para os pequenos, porque aumenta a capacidade de concentração, o autocontrole e a confiança em si mesmo”, explica Priscila Carrara, professora da Oficina Toka, de São Paulo (SP).

Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos

É ideal para crianças: muito ansiosas, hiperativas ou com dificuldade de se concentrar na escola. Também é ótima para diminuir a agressividade.

Balé

A mais clássica das danças exige disciplina e estimula a musicalidade. “O bom comportamento e a postura correta também são desenvolvidos desde cedo”, explica Samanta Medina, do Studio Samanta Ballet e Dança, de Porto Alegre (RS).

Quando dá para começar a praticar: a partir dos 3 anos

É ideal para crianças: retraídas, com dificuldade para se expressar e que precisam aprender a ter mais disciplina.

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆