Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

4 passos para livrar os cães das pulgas

As pulgas costumam deixar os cães quase loucos de tanto se coçar. Saiba o que fazer para ajudar o seu bichinho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 22h08 - Publicado em 19 jun 2013, 21h00

Seu cachorro não para de se coçar? Atenção, ele pode estar com pulgas
Foto: Getty Images

Existem quase 2 mil espécies conhecidas de pulgas no mundo. Elas amolam diversos animais, mas as mais comuns, pelo menos nas cidades, são as que infestam cães, gatos e seres humanos. Quando picam, podem provocar reações alérgicas leves e até transmitir doenças mais sérias. E não é fácil se livrar dessas criaturas insuportáveis! Acerte na estratégia para não ser surpreendida por um novo surto e traga de volta a tranquilidade para seu amigo peludinho.

Coloque logo em prática essas dicas

Olho no animal

Continua após a publicidade

Se ele passar a se coçar muito e apresentar sujeirinhas pretas no pelo, provavelmente está com pulgas. Muitos bichos são alérgicos à saliva desses insetos e podem sofrer com coceiras intensas e até lesões dermatológicas. Aja na hora! Quanto antes exterminá-las, melhor, para evitar que se reproduzam! E saiba: somente 5% das pulgas ficam no animal. Os outros 95% espalham-se pelo ambiente e podem viver até um ano. Ou seja, é preciso dar um trato na casa também!

Despulgue já!

Não importa que apenas um dos bichos esteja contaminado. Aplique o antipulgas em todos os animais que morarem juntos. A maioria dos produtos à venda no mercado costuma, além de matar os insetos adultos, inibir seu crescimento. A dosagem varia conforme o peso do seu bichinho. Jamais passe produtos que não sejam de uso veterinário e nem pense em aplicar inseticidas ou talcos, que podem causar intoxicação se ingeridos. Se a coceira causar lesões, o veterinário receitará ainda um medicamento antialérgico.

Continua após a publicidade

Limpeza urgente

Ao mesmo tempo em que dá um jeito nas pulgas dos animais, é preciso limpar a casa! Primeiro, passe o aspirador de pó. Ele é peça-have no controle da infestação, porque suga os ovos que entram nos vãozinhos de pisos, sofás, tapetes e lugares onde o animal dorme. Quando terminar, espirre inseticida no saco do aspirador para eliminar as pulgas adultas que ficaram ali e jogue-o no lixo. Lave também as roupinhas e cobertores de seu melhor amigo e coloque-os para ferver por dez minutos antes de secar ao sol.

Casos mais sérios

Continua após a publicidade

A infestação se dá em 15 dias, tempo de desenvolvimento das pulgas. Por causa do calor e da umidade, os ovos eclodem e viram larvas, que se fortalecem comendo poeira e detritos. Quando se tornam adultas, passam a atacar os bichos em busca de alimento. Normalmente, as pulgas só mordem os animais. Porém, se a infestação sair do controle, elas atacarão também os humanos. Nesse caso, só uma empresa de dedetização irá livrar sua casa. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.