A importância da lição de casa

Entenda por que a lição de casa do seu filho deve ser levada a sério

Determine o local diário de estudos do seu pequeno
Foto: Gettty Images

“Estudar, pesquisar, ler e escrever fora da sala de aula é essencial para o desenvolvimento social e cultural da criança. Por isso, estimule o momento da tarefa diária“, afirma Hélida Felgueiras, coordenadora pedagógica, de São Paulo.

A lição de casa é um exercício de criação e reprodução dos temas que foram abordados em sala de aula. Quando a criança desenvolve um vínculo agradável com os estudos, ela aguça a curiosidade e o senso crítico, criando autonomia para buscar o conhecimento por conta própria.

Ajude seu filho com os deveres

Determine o local diário de estudos dele; combine o horário de execução das tarefas; supervisione as atividades e, caso trabalhe fora, dê um telefonema na hora em que ele estiver estudando; verifique a lição concluída e elogie a dedicação. Tenha paciência para esclarecer as dúvidas da criança e transmita a ideia de que cumprir um dever é positivo.

Comemore os resultados

De acordo com o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb), o hábito de fazer a lição traz melhores resultados acadêmicos. Pesquisa revela que os alunos que se dedicam aos deveres de matemática, por exemplo, obtêm 18 pontos a mais em seu desempenho na matéria.