Aprenda a atrair os pássaros

Mesmo as cidades grandes e com poucas praças e árvores estão cheias de maritacas, bem-te-vis, sanhaços, rolinhas, sabiás, juritis...

Aprenda a atrair os pássaros

Aves adoram sementes, mas é raríssimo que elas venham comer na mão
Foto: Dreamstime

Você adora pássaros mas odeia gaiolas? Oferece quirera de milho e os únicos bicões que aparecem são pombas? Então, esta reportagem é para você. “Às vezes, a pessoa coloca a comida certa para o passarinho errado”, ensina Johan Dalgas Frisch, especialista em aves. “O sabiá-laranjeira, por exemplo, voa baixo. Então, se você mora no décimo andar, ele não virá até sua janela.”

Frisch acorda cedo e põe comida para os pássaros que vivem perto de sua casa, em São Paulo. “Recebo 200 maritacas por dia nesse restaurante improvisado.” Aprenda o que fazer para que os pássaros voem até você.

Evite os bicões

Barre as pombas domésticas
Nunca, jamais dê miolo de pão ou quirera de milho. As pombas domésticas estão tão acostumadas a comer lixo que nem se atraem por frutas e sementes. Cuidado para não confundi-las com as primas asa-branca, juriti e rolinha, que são pombas de classe.

Deixe as abelhas desnorteadas
A cada três dias, suspenda a água com açúcar e só volte a colocá-la depois de 24 horas. As abelhas precisam de quatro dias para decorar o caminho entre a casa delas e a sua. Ao interromper o fornecimento, você confunde a memória delas.

De papo cheio

Transforme sua casa em um restaurante de passarinho

· ANDARES ALTOS
Bem-te-vi, maritaca, papagaio, sabiá-do-campo e sanhaço.

O cardápio: Além de banana,mamão e sementes de girassol, dê arroz cozido frio, sem óleo ou tempero. Quanto mais soltinho o arroz, mais o bem-te-vi vai gostar.

· ANDARES BAIXOS
Beija-flor, bem-te-vi, maritaca, sabiá-laranjeira e tico-tico.

O cardápio: Ponha mamão e banana. Se você tem cachorro ou gato, saiba que o bem-te-virouba ração. Então, deixe a vasilha do seu bicho longe das janelas.

· TÉRREO
Asa branca, beija-flor, juriti, pardal, pica-pau, rolinha e sabiá-laranjeira.

O cardápio: Mamão, pitanga, amora e jabuticaba são um banquete para esses pássaros. O pica-pau adora abacate. Ofereça também sementes de girassol.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s