Aprenda como agir no caso de um apagão

Dicas para proteger sua casa e sua família quando faltar energia elétrica

Quando acabar a luz, desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas
Foto: Dreamstime


Com quedas frequentes de energia elétrica durante as chuvas, é importante estar atenta a detalhes que podem facilitar sua vida e evitar prejuízos. Por exemplo:

· Quando acabar a luz, desligue os aparelhos eletrônicos das tomadas.

· Deixe velas e fósforos sempre no mesmo lugar. Assim, não precisará procurá-los no escuro.

· Tenha pelo menos uma lanterna em casa e, também, guarde-a em local acessível. O utensílio poderá ajudá-la, inclusive, a localizar e acender as velas.

· Ainda sobre velas: não as deixe em locais muito baixos ou perto de tecidos e papéis. Tem criança em casa? Então, redobre a atenção!

· Cheque se a falta de energia não é apenas em sua residência. Se esse for o caso, vá até o quadro de distribuição interno, desligue o disjuntor (chavinha) e volte-o novamente à posição “ligado”.

· Para distrair as crianças durante o período sem luz, proponha brincadeiras, como contar histórias. Fazer sombras com a ajuda de uma lanterna também pode ser um passatempo divertido. Já os casais podem aproveitar o escurinho para curtir um clima mais romântico.

· É seu direito ser restituída por prejuízos causados por falhas no fornecimento de energia. Caso tenha algum aparelho queimado ou dano comercial, informe a empresa responsável pela distribuição de sua região em até 90 dias depois do incidente. Se não for devidamente atendida, procure a agência estadual.

· Em último caso, se ainda estiver insatisfeita com o serviço, ligue para a Aneel (167). A energia deve voltar, no máximo, em 48 horas.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s