Até quando comemorar o Dia das Crianças

Na opinião da terapeuta de família Suzy Camacho autora do livro Guia Prático dos Pais (Ed. Paulinas), a comemoração do Dia das Crianças não precisa acabar nunca

É importante mosrtrar aos filhos que o dia das crianças não é só para ganhar presentes, e sim um dia especial para se divertir e brincar com a família
Foto: Getty Images

Nada melhor que um bom diálogo entre pais e filhos para decidir até quando a data pode ser festejada. Geralmente, os pequenos gostam de ganhar presentes neste dia até os 12 anos. Depois, eles ainda desejam ser presenteados, mas sem comemorar a data. Isso, porém, não é regra e depende muito da personalidade da criança.

O mais importante é ensinar aos filhos que o Dia das Crianças não está intimamente relacionado com presentes. E, sim, é um dia especial em que os pais se dispõem a brincar e a dedicar tempo e atenção aos baixinhos. O momento é uma excelente oportunidade para fortificar a união da família e reafirmar os valores e a amizade entre os membros. Esse contato ajuda a evitar problemas futuros e até mesmo comportamentos compulsivos na vida adulta. Portanto, data deve ser preparada com carinho e amor para que a criança não esqueça jamais.

E quando a criança pede um presente inapropriado para sua idade? 

Como dizer não a um pedido inadequado do seu filho? O ideal é sempre falar a verdade. Se o presente não for recomendado para idade dele, explique isso claramente e diga que o brinquedo ficará para mais tarde. Caso o problema seja a falta de condições financeiras para comprá-lo, não faça dívidas apenas para agradar a criança. Essa é uma ótima oportunidade de ensiná-la a lidar com as frustrações e a criar uma relação de responsabilidade com o dinheiro. O importante é ser firme e direta em suas colocações. Assim: 

. Ouça o desejo do seu filho e respeite os argumentos dele.  

. Diga que o compreende. Em seguida, explique os motivos pelos quais discorda do pedido. E nada de dar o braço a torcer, ok? 

. Ao terminar, sugira opções de presente para que ele escolha. 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s