Azul escuro: elegância na decoração da casa

Decore a casa com azul escuro e garanta a serenidade e o equilíbrio

Saiba como usar azul escuro na decoração da casa
Foto: Rogerio Voltan

Azul é a cor preferida da humanidade. Uma pesquisa da universidade inglesa de New Castle com 208 homens e mulheres, chineses e britânicos, apontou o favoritismo da cor, embora o público feminino tendesse mais a suas tonalidades avermelhadas, que se aproximam do lilás e do rosa.

Na escala de cores, o azul é a mais fria e profunda. Os egípcios, que desenvolveram o pigmento na Idade Antiga, a consideravam a cor da verdade. No manto de Nossa Senhora, ele representa a pureza, e no budismo tibetano, a sabedoria transcendental, que abre o caminho da libertação.
 

Azul escuro: elegância na decoração da casa

Como a folha na margem desta tigela, a presença do azul é elegância e graça
Foto: Rogério Voltan

O infinito mundo azul é rico em matizes e significados. O que mais se vê agora é um tom médio batizado de azul bic (em referência à tampa da caneta). “Alguns também o chamam de azul Klein, embora seja menos violáceo que o tom patenteado pelo pintor francês Yves Klein, que o utilizou para tingir o corpo de uma modelo e, assim, reproduzi-lo em diferentes obras”, explica Raquel Valente Fulchiron, professora de desenho de moda.
 

Azul escuro: elegância na decoração da casa

O azul escuro preenche o coração de serenidade e esfria os ânimos quando o clima esquenta
Foto: Rogerio Voltan

Segundo Raquel, estamos no fim de um período de cores frias, que começou com violetas e lilases anos atrás. “A onda azul hoje também se inspira nos anos 1980, uma tendência que permanece no verão”, acrescenta Wesley dos Santos Paixão, professor de química industrial têxtil.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s