Casal cria parque adaptado para crianças com deficiência

Deficiência nenhuma pode ser motivo para os pequenos deixarem de se divertir e aprender. Este é o lema de Rudi Fischer, o fundador do primeiro parque adaptado de São Paulo.

Na foto, Viviane Brinca com o filho Joaquim. “Ver o Quim brincando e aprendendo é muito gratificante. Cada coisa que ele faz tem um significado enorme para mim”, ela diz.
Foto: Alinne Tosha

Brincar é muito mais que um passatempo ou uma maneira de distrair a criança enquanto os adultos resolvem assuntos de adultos. Brincar ajuda os pequenos a conhecer o mundo, os próprios limites e até a resolver conflitos – quem na infância nunca teve que pedir desculpas a um amigo depois daquela bolada mais forte durante a queimada? Enfim, é uma das melhores formas de se preparar para a vida de gente grande que todos enfrentamos um dia.

É por isso que está lá no Estatuto da Criança e do Adolescente: toda criança tem o direito de brincar – e isso, claro, inclui os quase 30 milhões que têm algum tipo de deficiência no Brasil.
Pensando nessa turminha enorme, um executivo de São Paulo resolveu criar na cidade o primeiro parque adaptado para crianças especiais. A linda iniciativa foi uma maneira que Rudi Fischer e a mulher, Claudia Fischer, encontraram para lidar com a dor de perder a filha, Ana Laura, de 3 anos num acidente de carro.

O espaço do projeto, que recebeu o nome Anna Laura Parques para Todos, foi construído na unidade da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente) do bairro da Mooca, conta com 15 brinquedos, entre escorregadores adaptados e balanços que acomodam cadeira de rodas. E o melhor: a proposta logo deve chegar a outras cidades (acompanhe as novidades no site annalaura.org.br). “Espaços como esse proporcionam novas experiências às crianças especiais e nos dão a possibilidade de vê-las sorrindo. Isso compensa qualquer tristeza”, afirma Fischer.

Saiba como são alguns brinquedos do parque adaptado:

· Espelho vermelho: permite que uma criança que não possa virar o pescoço e olhar para os lados consiga se enxergar de todos os ângulos.

· Cama elástica: até as que não conseguem ficar em pé podem brincar. Melhora a flexibilidade dos pequenos.

· Trepa-trepa: fortalece os músculos dos braços, ótimo para crianças que usam cadeira de rodas.
 

☆ Descubra o significado de MARTE no seu Mapa Astral ☆