Casamento acabou? Seja feliz após a separação

Vale a pena recomeçar a vida amorosa, mesmo após um casamento fracassado. Veja como deixar o passado no devido lugar e abra-se para uma nova relação

Perdoe seu ex-marido e esqueça as mágoas. Esta a melhor forma de se libertar 
do passado
Foto: Getty Images

Sinais que indicam que você ainda vive o antigo casamento

Tem pensamentos recorrentes
Sofre por relembrar a todo momento sobre a relação que não deu certo. 

Sente-se um eterno fracasso
Perdeu a confiança em si mesma desde a separação. 

Não perde a oportunidade de se sabotar
Procura desculpas para fugir de situações que possam significar novas oportunidades – como sair com os amigos ou conhecer alguém interessante. 

Culpa as outras pessoas por seus problemas
Para você, tudo de ruim que lhe acontece no presente é resultado daquela velha história. 

Quando conversa, só sabe falar do passado
Amigos, familiares e colegas de trabalho ao seu redor comentam que você só consegue falar de um mesmo assunto: o relacionamento passado. 

 

Como superar a frustração da separação

Perdoe o ex-marido
É mais fácil remoer a mágoa e o rancor, mas esses sentimentos só fazem mal a quem os sente e em nada atingem a outra pessoa. ”A mágoa aprisiona, nos faz escravos da decepção. Já o perdão liberta: é como se rasgássemos a dívida do outro para conosco e nos sentíssemos aptos a seguir adiante”, diz Daniela Zanuncini. Agora, se depois de perdoar, você vai decidir se reconciliar com a outra pessoa e retomar a antiga amizade, aí já é outra história… 

Abra-se para amar de novo
Só porque não deu certo com uma pessoa, não significa que seus relacionamentos amorosos vão falhar todas as vezes. Acredite que você é merecedora de ser amada. Afinal, o mundo está cheio de gente interessante, com quem você pode construir uma nova história. 

Fonte: Daniela Zanuncini, psicóloga.