Cerimônias de casamento de diferentes religiões

Pensando em se casar? Saiba como é a cerimônia de cada religião para definir qual delas tem mais a ver com você

O primeiro casamento registrado de que se tem notícia foi celebrado no 
ano 900 antes de Cristo, no Egito
Foto: Getty Images

Não importa qual a religião: mesmo os casais mais moderninhos não dispensam uma cerimônia religiosa para abençoar a união. Fomos pesquisar as particularidades de cada ritual e o que não pode faltar para você fazer bonito e atrair boas energias para a sua nova vida a dois. Confira!

Católica
Os noivos precisam ter a certidão de batismo e devem fazer um curso. No rito católico ortodoxo, eles recebem uma coroa na cabeça, que representa a importância do ato. O casamento tem status de sacramento e é considerado indissolúvel. É muito raro o padre realizar a cerimônia fora das igrejas.

Judaica
Os noivos devem ser judeus. Não há cerimônia aos sábados ou em datas religiosas. O casal bebe uma taça de vinho que depois é esmagada com o pé, enquanto os convidados desejam felicidades. Tal gesto significa que o casal está rompendo com o passado e deixando as culpas para trás.

Evangélica
Há maior liberdade na escolha das músicas e no discurso da cerimônia. É permitido o casamento entre divorciados. Algumas Igrejas realizam a ceia para os noivos – os dois comem um pedaço de pão e tomam um pouco de vinho, reencenando a Última Ceia de Jesus.

Budista
Os noivos ajoelham-se diante de um móvel que contém o pergaminho sagrado. A pessoa que conduz a cerimônia lê um trecho do Sutra de Lótus (as palavras do Buda). Os convidados oram em voz alta junto aos noivos. Depois, o casal bebe três goles de um chá ou outra bebida que é uma espécie de champanhe.

Candomblé
Os noivos devem estar vestidos com as cores do santo de preferência ou de branco e carregam contas no pescoço. Antes, os dois tomam um banho-de-cheiro – feito de ervas – para purificar o espírito. A mãe-de-santo realiza a cerimônia em um idioma africano.

Hindu
A noiva oferece iogurte e mel ao futuro marido, em sinal de pureza e doçura, e os dois se presenteiam com um colar. Depois de o pai ter entregado a noiva oficialmente, é realizada a troca de anéis. A cerimônia prossegue com a purificação do ambiente com óleos e essências.

Veja na próxima página simpatias da Wicca para arrumar marido!