Como ajudar a criança a melhorar o desempenho escolar

Ajude seu filho a melhorar o desempenho escolar, recuperar notas baixas e, assim, preparar-se para passar de série sem crise

Quanto mais tranquilo e em ordem for o cantinho do estudo, maior a possibilidade de concentração
Foto: Getty Images

Pense no dia a dia das crianças: ele se divide entre casa e escola. Por isso, qualquer questão que elas tenham num ambiente ou no outro deve ser tratada em ambos. É o caso do desempenho em provas e trabalhos. Se o boletim mostra notas baixas, não ache que é um problema a ser resolvido na escola apenas. “Pais e professores devem se unir assim que as primeiras dificuldades surgem”, orienta a psicóloga Yasmin Daibs.

Independentemente da idade, só é possível perceber quais são as dificuldades dos filhos ao acompanhá-los nos estudos todos os dias. Veja como fazer isso:

Foque na rotina

“Um cronograma diário de tarefas ajuda na disciplina. O tempo necessário de estudo varia conforme os trabalhos dados e o ritmo da criança, porém, para as mais novas, uma hora por dia é suficiente; para as mais velhas, de duas a três”, orienta a psicopedagoga Maria Luiza Werneck.

Respeite o ritmo

Crianças pequenas são ativas pela manhã; na pré-adolescência, as mudanças hormonais fazem os jovens ter sono tarde da noite, e daí sofrem para sair da cama. Observe o horário em que seu filho se sente mais disposto e reserve-o para o estudo.

Não negocie

Compensar uma tarde de estudos com presentinhos faz parecer que o seu filho presta um favor ao aprender. E não é nada disso! Estudar é uma responsabilidade da criança.

Veja o que funciona

Às vezes, o que é bom com um filho pode não ser com o outro. No geral, quanto mais sentidos forem estimulados, melhor será o processo de aprendizado. Ideias: ler em voz alta, tomando nota ao mesmo tempo; grifar pontos importantes; fazer um teatrinho; lidar com objetos físicos para demonstrar a matemática… “O que se observa é que crianças aprendem melhor lendo em voz alta e os adolescentes, fazendo resumos da matéria”, diz Maria Luiza.

Organize o ambiente

Quanto mais tranquilo e em ordem for o cantinho do estudo, maior a possibilidade de concentração. Tente garantir em casa um espaço dedicado para as tarefas escolares e o mantenha organizado. O alvo é a mesa de jantar? Tudo bem: mas que naquele momento ela não seja partilhada com outras funções. A família deve respeitar a hora do estudo: não dá para ter um irmão brincando, ou com a TV ligada, ao lado.

Dê o exemplo

Pais que estão sempre lendo, participando de cursos, visitando museus e lugares novos transmitem a ideia de que é bom aprender. “Conte casos da família, de amigos e cite exemplos de profissionais que se destacaram graças ao empenho deles nos estudos”, acrescenta Maria Luiza.

Não brigue

“Agredir, verbal ou fisicamente, não ensina a importância dos estudos”, alerta Yasmin Daibs. O incentivo para estudar e o respeito são a melhor solução. Segurança, tranquilidade e firmeza de propósito vão demonstrar que você sabe o que deseja para seu filho e que não vai abrir mão.

Elogie

Reconheça as conquistas de seus filhos, mesmo as pequenas. A validação dos seus pontos fortes pelos pais colabora para o desenvolvimento emocional deles. A psicóloga Heloísa Chiattone destaca que as crianças percebem quando frustram os pais pelo mau desempenho na escola. Cabe a você manter um ambiente de conforto e afeto. Frases do tipo “você consegue” são formas simples de dar o suporte emocional.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s