Como conversar com os filhos com doçura e firmeza

Aprenda a conversar com o seu filho adolescente e ajude o a fazer as escolhas certas na vida

Adolescentes em tempos difíceis, saiba como agir e o que fazer
Foto: Getty Images

 

Todo mundo sabe que não é fácil lidar com adolescentes. Nessa fase da vida, eles não se sentem nem crianças, nem adultos. E os pais devem dar apoio e carinho sem sufocá-los, permitindo que se sintam livres para tomar algumas decisões.

É difícil entender a cabeça de um adolescente, mas reprimi-lo não resolve os problemas. Não tenha medo de discordar de seu filho, mas lembre-se de que firmeza não significa indelicadeza. Gritar, xingar e sair do sério não vai expressar seus verdadeiros sentimentos – e sim causar o efeito contrário.

Boa educação

Não adianta devolver na mesma moeda. Se seu filho anda perdendo as estribeiras, mantenha o controle e trate-o com educação. Pense que ele está numa fase difícil e você já é madura.

Soluções rápidas

Em vez de colocar defeito em tudo, busque soluções para o que você acha que é errado. Pode ser que ele até concorde e seja mais fácil do que você imagina. Outra dica: espere a hora certa para falar. Ela existe.

Cabeça no lugar

Mantenha-se no controle da situação, afinal, quem comanda é a mãe, nunca o filho. Ele deve confiar em você e respeitá-la. E o respeito se adquire com segurança no tom de voz e calma nas atitudes.