Como escolher o nome do bebê

Já está na hora de escolher o nome do bebê? Para ajudar os pais nessa difícil missão, separamos dicas preciosas. Confira!

 

O ideal é que o nome do bebê expresse algo que soe positivo para você
Foto: Getty Images

Você já parou para pensar que a escolha do nome é um dos primeiros momentos em que os pais mostram suas expectativas em relação ao filho? Maria porque é forte, Davi porque é nome de rei, Cecília porque é delicado. O problema: nem sempre o gosto do pai bate com o da mãe. Afinal, cada um tem expectativas diferentes de acordo com sua personalidade e história de vida.

Para Ana Gabriela Andriani, doutora em psicologia pela Unicamp e terapeuta de casais, é aí que homem e mulher começam a exercitar a tarefa de “serem pais”. “Antes de ter um filho, é relativamente fácil ser casado, mas continuar sendo “pessoas separadas”. No entanto, depois da chegada de um bebê na família, vocês vão misturar a vida inteira, tomar decisões em conjunto. Não precisam pensar igual, mas as diferenças devem acrescentar e não anular”, avisa.

O diálogo é fundamental: “A escolha do nome é um momento simbólico, cheio de significados e projeções de sonhos. Faça com que seja um encontro, e não um confronto”. Pode ser um nome que tenha a ver com a história da família, com tradições religiosas ou, até mesmo, o nome do seu cantor favorito. Não importa, vocês escolhem!

No livro “Vamos ter um bebê”, Michael Roizen e Nehmet C. Oz dão dicas valiosas:

· Pense nas implicações de nomes que possam provocar confusão ou ser alvo de brincadeiras maldosas.

· Evite: nomes sem gênero; nomes com duplo sentido; nomes que se escrevem de forma única; nomes que rimem.

· Não se esqueça de verificar se as iniciais formam alguma palavra (exemplo: Rosalina Andreia Barbosa Oliveira).

· Não dê ao seu filho um nome de que não gostava na infância.

· Se você e seu marido não gostarem do nome que cada um prefere, tentem descobrir um de que ambos gostem.

Dica: você e seu marido podem fazer uma lista com cinco a dez nomes. Depois, troquem as listas. Cada um deve escolher os três nomes preferidos. Depois, tentem escolher juntos apenas um nome.

Ainda está na dúvida? O portal Bebê.com.br disponibiliza uma ferramenta superinteressante: “Nomes de bebê de A a Z”. Nela, você conhece o significado, a origem e curiosidades de mais de 1.500 nomes. Escolha o nome do pequeno que vai chegar. Clique aqui!

 

* Matéria com conteúdo da revista CLAUDIA BEBÊ

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s