Como fazer enfeites de Natal de crochê

A paulistana Marta Matui fala sobre a divertida arte dos amigurumis, as esculturinhas de crochê ótimas para enfeitar a casa ou presentear os amigos no Natal.

Foto: Julia Rodrigues

Não há quem resista à fofura dos amigurumis, os bichinhos feitos de crochê que são uma tradição milenar japonesa. Eles ressurgiram na década de 1980 e, atualmente, estão fazendo o maior sucesso. E é fácil entender o porquê: além de deixar qualquer ambiente mais divertido, eles funcionam como um presente exclusivo e cheio de personalidade. Não à toa, são a paixão da diretora de criação paulistana Marta Matui, crocheteira por hobby desde os 10 anos de idade. “Aprendi com a minha avó e nunca mais parei de fazer, mas, de uns anos para cá, comecei a ter o desejo de fazer coisas mais autorais e a usar o trabalho manual como forma de expressão”, conta Marta. Pesquisando inspirações na internet, ela se deparou com os amigurumis no Pinterest, uma rede social que reúne milhares de fotografias. Empolgada e com o objetivo de aprender a técnica, começou a assistir a diversos vídeos no site YouTube até pegar o jeito.

Com MANEQUIM, Marta decidiu compartilhar a receita da Rena de Nariz Vermelho, um de seus xodós do momento.

Como fazer enfeites de Natal de crochê

· Pendurada na porta, a peça é uma opção para substituir as clássicas guirlandas e deixar a decoração natalina mais original.

· Se a ideia for fazer o produto para vender, Marta alerta apenas que é preciso calcular bem o preço de todos os materiais, inclusive das molduras, que não costumam ser baratas. Assim você evita prejuízos.

· É melhor que a armação tenha formato ovalado para comportar bem a rena, que mede 22 x 16 cm. O forro pode ser até de outra cor, desde que siga a referência natalina para não perde o clima da época. Se quiser, substitua o vermelho por verde.

· Como os amigurimis ficam expostos, é preciso selar o ponto. Além de ganhar firmeza, a lã fica impermeabilizada e não acumula sujeira. Segundo Marta, primeiro deve-se molhar a peça usando um spray com água, deixá-la secar e, então, aplicar uma fina camada de spray de nobuck (o mesmo usado em sapatos de couro e camurça).