Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como fazer enfeites de Natal de crochê

A paulistana Marta Matui fala sobre a divertida arte dos amigurumis, as esculturinhas de crochê ótimas para enfeitar a casa ou presentear os amigos no Natal.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 11h03 - Publicado em 9 dez 2013, 21h00

Foto: Julia Rodrigues

Não há quem resista à fofura dos amigurumis, os bichinhos feitos de crochê que são uma tradição milenar japonesa. Eles ressurgiram na década de 1980 e, atualmente, estão fazendo o maior sucesso. E é fácil entender o porquê: além de deixar qualquer ambiente mais divertido, eles funcionam como um presente exclusivo e cheio de personalidade. Não à toa, são a paixão da diretora de criação paulistana Marta Matui, crocheteira por hobby desde os 10 anos de idade. “Aprendi com a minha avó e nunca mais parei de fazer, mas, de uns anos para cá, comecei a ter o desejo de fazer coisas mais autorais e a usar o trabalho manual como forma de expressão”, conta Marta. Pesquisando inspirações na internet, ela se deparou com os amigurumis no Pinterest, uma rede social que reúne milhares de fotografias. Empolgada e com o objetivo de aprender a técnica, começou a assistir a diversos vídeos no site YouTube até pegar o jeito.

Com MANEQUIM, Marta decidiu compartilhar a receita da Rena de Nariz Vermelho, um de seus xodós do momento.

Como fazer enfeites de Natal de crochê

· Pendurada na porta, a peça é uma opção para substituir as clássicas guirlandas e deixar a decoração natalina mais original.

Continua após a publicidade

· Se a ideia for fazer o produto para vender, Marta alerta apenas que é preciso calcular bem o preço de todos os materiais, inclusive das molduras, que não costumam ser baratas. Assim você evita prejuízos.

· É melhor que a armação tenha formato ovalado para comportar bem a rena, que mede 22 x 16 cm. O forro pode ser até de outra cor, desde que siga a referência natalina para não perde o clima da época. Se quiser, substitua o vermelho por verde.

· Como os amigurimis ficam expostos, é preciso selar o ponto. Além de ganhar firmeza, a lã fica impermeabilizada e não acumula sujeira. Segundo Marta, primeiro deve-se molhar a peça usando um spray com água, deixá-la secar e, então, aplicar uma fina camada de spray de nobuck (o mesmo usado em sapatos de couro e camurça).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.