Como proteger a casa da temporada de chuva

Saiba como livrar a sua casa de infiltrações e outros problemas causados pela chuva nessa temporada

Como proteger a casa da temporada de chuva

Saiba como proteger a sua casa nessa temporada de chuva
Foto: Getty Images

As tempestades desta época do ano podem causar infiltrações e outros problemas. Veja como resolvê-los e proteger seu lar

Telhas
O problema: Com a chuva, as telhas podem quebrar e sair do lugar. Se a casa for antiga, elas ficam ainda mais frágeis.  

A solução: Veja se as telhas estão encaixadas e intactas. Suba por uma escada apoiada no telhado. Desloque algumas e visualize a cobertura. Para impermeabilizá-las, lave o telhado e aplique resina acrílica. Nunca pise no meio da telha, mas nas juntas, para evitar acidentes.

Ralo
O problema:  A água pode “voltar” pelos ralos, alagando a casa. Isso acontece porque a tubulação não aguenta o volume, e a água emerge.  

A solução: Se os ralos de casa estiverem entupidos, retire as grelhas e coloque uma mangueira ligada dentro da tubulação. A força  da água fará com que a sujeira (folhas, linhas, pequenos detritos, poeira, etc.) escoe, desentupindo o ralo.

Teto
O problema: Alguns pontos escuros costumam aparecer no teto da sala ou do quarto após as chuvas. É infiltração. Nas paredes, pode até fazer o reboco cair!  

A solução: Primeiro, visualize a origem do problema. Com o teto bem seco, raspe o lugar, removendo todas as partes escuras. Em seguida, passe massa corrida. Lixe para deixar a parede lisinha e, finalmente, pinte com tinta acrílica com brilho para tetos.

Paredes
O problema: Se as manchas estiverem na parte superior, a causa está no teto ou na calha. Se for na inferior, no piso.  

A solução: Localize de onde vem a infiltração Retire o reboco e passe impermeabilizante. Então, aplique novo reboco (mistura de cimento, areia e água). Junte um pouco de impermeabilizante à massa. Sobre ela vai uma tela de náilon e, por cima da tela, uma camada de impermeabilizante tipo Vedalaje. Aplique massa corrida e pinte com tinta acrílica e com brilho específica para parede.

Pisos
O problema:  A falta de caimento adequado faz com que a água da chuva não escoe para o ralo. “Um piso assim pode facilitar o acúmulo de água e infiltrações”, diz o professor de engenharia Luiz Sérgio Coelho, de São Paulo.  

A solução: Retire o revestimento antigo e nivele-o com cimento para que o fluxo de água siga diretamente para o ralo. Se notar que o rejunte perdeu a vedação, pode-se reaplicá-lo. Basta seguir as instruções da embalagem do produto.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s