Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Como responder às dúvidas dos filhos pequenos

A psicóloga Shirlei Paludetti ensina a responder dúvidas cabeludas do seu filho

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 17 jan 2020, 15h01 - Publicado em 30 jun 2011, 21h00

Lembre-se: o discurso e a linguagem adotados na hora da conversa dependem da idade da criança
Foto: Getty Imahes

Você tem filhos pequenos? Então, esteja sempre preparada, porque uma perguntinha indiscreta pode acontecer a qualquer momento. A psicóloga Shirlei Paludetti ensina você responder tudo certinho. Confira:

Como a mulher engravida?

O discurso e a linguagem adotados dependem da idade e da curiosidade da criança. Em geral, como essa pergunta costuma ser feita pelos muito pequenos, vale uma explicação lúdica. Revele que, quando um casal se ama, o homem pode colocar uma sementinha na barriga da mulher. Então, ela crescerá e formará o bebê. Só vá além disso se a criança demonstrar curiosidade. Caso contrário, evite mais detalhes. O importante é não mentir, pois você pode perder a confiança do seu filho. Afinal, outras fontes podem abrir o jogo.

Para onde as pessoas vão quando morrem?

A resposta depende da religião dos pais. O importante é, independentemente da crença, amenizar o sentimento de perda – principalmente de pessoas próximas. Então, pode dizer que quem morreu estará próximo de alguma forma (como um estrelinha, um anjo…). Se alguém da família estiver doente, não esconda a informação e deixe seu filho participar do processo.

O que é camisinha?

Continua após a publicidade

Explique que se trata de um método de proteção utilizado pelo casal para evitar uma gravidez indesejada ou o risco de contaminação de algumas doenças. Não precisa estender mais do que isso. E pode aproveitar para dizer que é um assunto de adulto. Assim, você aborda a questão da responsabilidade para o sexo, mas com pertinência de não falar além do necessário. Se os filhos forem maiores, mostre uma camisinha e até demonstre o uso em uma banana, por exemplo.

Se está em casa, por que mandou dizer que não está?

Justifique que, às vezes, mentir evita uma situação pior. Porém, deixe bem claro: embora oportuno em alguns momentos específicos, o recurso não deve ser utilizado para se referir a coisas sérias ou graves.

O que é palavrão?

Seja direta e diga que palavrão é expressão com significado feio, usado para expressar um sentimento muito forte de raiva, felicidade, irritação… Ressalte: não deve ser falado em qualquer lugar ou para qualquer um.

Por que esta criança está na rua?

Continua após a publicidade

Aproveite o momento para falar sobre diferenças sociais e econômicas entre as pessoas. Então, aproveite o tema para falar que, por falta de grana, muita gente não consegue comprar uma casa. Logo, algumas crianças são abandonadas pelos pais ou fogem do lar. Sem ter para onde ir, acabam na rua.

Por que aqueles dois homens estão se beijando na boca?

Seja qual for sua opinião sobre isso, não transmita preconceitos para o seu filho. Apenas diga que quando duas mulheres ou dois homens se amam também podem namorar. Logo, esses dois homens estão trocando beijos porque se gostam e também formam um casal.

Por que vocês vão se separar?

Aborde o tema apenas se você e seu marido estão, realmente, decididos. Então, explique que, como casal, vocês não se entendem mais. E, portanto, decidiram não morar mais juntos. Porém, deixe claro ao seu filho que isso não se reflete no sentimento de ambos por ele. É bom sempre lembrar: evite brigar na frente das crianças e tente aliviar o sentimento de perda dando a ideia de que a decisão será boa para todos. Afinal, elas terão duas casas, pais mais feliz
 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.