Como se aproximar do filho adolescente

Entenda o seu filho adolescente e aprenda a lidar com os problemas que surgem nesta fase da vida

Siga o mdemulher no Instagram

Evite cobrar o seu filho em excesso. Mostre que você se preocupa com ele e está lá para ajudá-lo
Foto: Getty Images

 

A psicóloga Marina Vasconcelos, de São Paulo, ensina você a manter-se próxima do seu filho na adolescência, fase delicada para toda a família. Confira as dicas:

· Evite cobrá-lo em excesso. Os pais querem que o adolescente seja brilhante e, por medo de frustrar as expectativas deles, o jovem tende a se afastar. A melhor forma de exigir algo é intercalar as cobranças com momentos descontraídos e diálogo.

· Não minimize os sentimentos do adolescente repetindo que você já passou por tal problema e que, portanto, sabe solucioná-lo. Deixe seu filho resolver sozinho, mas o apoie.

· Nunca demonstre falta de confiança. Ter certeza de que o seu filho está seguro é diferente de vigiar cada passo dele, o que acaba inibindo o senso de responsabilidade.

· Cuidado para não constrangê-lo. Nessa época, os jovens têm vergonha dos pais. Por isso, assuntos íntimos não devem ser abertos a todos.

· Não pense que ninguém está à altura do seu filho. Colocar defeito nos amigos ou na namorada fará com que ele guarde segredos ou até comece a mentir para você.