Como se dar bem com a sogra

Você vive em pé de guerra com a sogra? Dicas para ter uma boa relação com a mãe do seu marido

Descubra o que a sua sogra gosta (flores, por exemplo) e dê um presente fora de datas especiais. Ela vai adorar!
Foto: Getty Images

Descubra o perfil da sua sogra

Veja em qual das frase a seguir sua sogra mais se encaixa e saiba qual é a personalidade dela

1. ”Esse casamento foi um erro…”
Comandou os filhos com pulso firme, tornando-os tão dependentes que são incapazes de tomar decisões por conta própria. Quando eles se casam, não conseguem dar um passo sem pedir a aprovação da mãe controladora.

2. ”Meus netos são meu tesouro”
Esse tipo de sogra provavelmente foi uma mãe que só pensava no trabalho. Para compensar a ausência na vida dos filhos, virou uma avó que deixa tudo – até o que você proíbe -, como comer doces antes do almoço. Êpa, você não tem filhos? Ela deve estar te implorando por netos…

3. ”Sacrifiquei toda a minha vida pelos meus filhos”
Adora crianças e não se conforma com o fato de que seus filhotes viraram marmanjos. Como passou a vida no papel de mãe, se esqueceu de ser mulher.

4. ”Ou ela, ou eu!”
Ela pode ser viúva, ter um casamento infeliz ou estar sozinha há anos. Qualquer que seja o motivo, o resultado é um só: ela morre de inveja das noras. Como não se sente mais atraente, disputa a atenção dos filhos com as respectivas mulheres deles.

5. ”Meu filho merece mulher melhor”
Não importa o quanto você se esforce, nunca será boa o bastante para o filho dela. Acha que criou o Super-Homem e jamais se contentará em ter como nora uma reles mortal. Se não sabe voar nem tem visão de raio-X, como uma super-heroína, você não serve.

 

Dicas para viver em paz com a sogra

Converse com seu marido sobre ela
Divida suas emoções sem ”malhar” a mãe dele. Se a megera tiver partido pra cima de você, relate isso tranquilamente em vez de dizer ”Ela quer me matar!”.

Conheça sua sogra
Mesmo sendo uma criatura implicante, ela é uma pessoa como você, que enfrentou dificuldades na vida. Saber o passado da sogra não mudará o fato de ela ser uma chata, mas ajudará a entender suas atitudes.

Abra o coração para ela
Fale sobre algo que a deixe tocada, como suas lembranças de infância. Deixe que ela veja com os próprios olhos a mulher interessante que você é.

Dê um mimo para a sogra
Descubra algum gosto dela (CD, flor, doce) e presenteie fora de datas especiais. Ela pode até praguejar, mas vai amar.

 

Você se dá bem com a sogra?

Clique aqui para fazer o teste!