Cortinas bem cuidadas

Aprenda alguns truques para manter suas janelas no capricho e bonitas como novas

Cortinas bonitas, limpas e conservadas dão
um toque especial à decoração da casa
Foto: Dreamstime

A luz natural é necessária  para dar vida  a qualquer ambiente doméstico. A grande  vantagem das cortinas é controlar a intensidade dessa luz, garantindo proteção aos móveis e privacidade aos moradores. As cortinas também ajudam a compor a decoração de uma casa, dando graça e leveza para cada tipo de ambiente. Veja  aqui como escolher o tecido ideal e cuidar  bem dessas aliadas da decoração.

Como limpar e conservar

– Uma opção prática e eficiente é usar o  aspirador de pó. Ponha o bocal de escova e aspire a cada 15 dias. 

– Lave-as duas vezes por ano. Coloque-as de molho de um dia para o outro, trocando a água três vezes – a primeira após 20 minutos, para que a poeira não manche o tecido. No dia seguinte, lave-a na máquina, selecionando o programa para peças delicadas. Seque na sombra. 

– Para recuperar a brancura, acrescente três partes de bicarbonato de sódio à água da lavagem. 

– Em cortinas de fibra natural, use apenas o método de aspiração. 

– Para limpar as lâminas de persianas, use um espanador a cada 15 dias. A lavagem deve ser feita a cada dois anos, por uma empresa especializada. 

– A cortina do box, se for de boa qualidade, pode ser lavada na máquina mesmo. Para eliminar a sujeira e o mofo, acrescente 2 copos (americanos) de água sanitária. Na hora do enxágue, acrescente sal no recipiente do amaciante ou na própria água. Isso evita o aparecimento do mofo por um tempo maior. Não esqueça de retirar todos os ganchos da cortina antes da lavagem.

Escolha  um tecido resistente

Com o tempo, o excesso de luz solar pode corroer sua cortina. Confira o grau de resistência de alguns materiais:
 

TECIDO RESISTÊNCIA AO SOL
Poliéster Alta
Acrílico Alta
Viscose Média
Linho Média
Seda Baixa
Baixa
Algodão Baixa