Cozinha gourmet: solução para ambiente pequeno

A cozinha gourmet é muito charmosa e eficiente: por ser integrada com a sala, permite que quem está cozinhando - ou lavando a louça, participe das conversas

Na foto, Family Room da Casa de Campo da Casa Cor São Paulo 2012
Foto: Divulgação

Cozinhas gourmet não dão sinais de cansaço. Pelo contrário: cada vez mais, aparecem integradas a plantas novas e reformadas. O que comanda a tendência é a revalorização do hábito de cozinhar e a vontade de trazer amigos para a intimidade.

“Antes, a gente fechava a porta da cozinha para não sentir o cheiro do bife. Hoje, o aroma da comida faz parte da ambiência da casa”, diz Beto Cocenza, idealizador do fórum de arquitetura, design e arte BoomSPDesign. A quebra na divisão rígida social-serviço também ajuda a otimizar a área útil. “Os espaços têm de absorver a maior quantidade possível de atividades”, afirma o arquiteto Mauricio Arruda, de São Paulo.

Confira algumas dicas antes de montar a sua cozinha gourmet:

· Uma grande vantagem da cozinha gourmet é que você pode interagir com as visitas enquanto cozinha

· A ausência de uma parede na cozinha pode significar menos espaço para os armários. Uma solução é fazer um balcão de madeira com espaço para guardar pratos.

· Embora a cozinha seja integrada com outro ambiente, não é preciso combinar os móveis e as cores da decoração. A dica é seguir um mesmo estilo para criar harmonia entre os cômodos

Clique na imagem abaixo e aproveite nossas sugestões para deixar sua cozinha americana linda:

Cozinha gourmet: solução para ambiente pequeno

 

* Matéria com conteúdo da revista CLAUDIA