Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Dica para as mães: veja como ganhar mais tempo livre para você

Basta saber dividir as tarefas domésticas e ensinar a todos da família, desde cedo, que lavar a louça, arrumar as camas ou varrer o chão não mata ninguém

Por Gustavo Curcio (colaborador)
Atualizado em 16 jan 2020, 11h58 - Publicado em 18 jul 2012, 21h00

Você limpa tudo, arruma tudo, guarda tudo e sabe onde está cada agulha dentro da sua casa? Ótimo. Mas, por mais que seja prazeroso se sentir útil e necessária, uma hora é preciso reconhecer que a única maneira de não se sobrecarregar é dividir as tarefas domésticas.

Nessa hora, marido e filhos podem ajudar, sendo solidários. Aprenda a dividir as funções com dicas das terapeutas de família Elizabeth Polity e Lidia Rosenberg Aratangy. E desfrute um tempo livre!

Crie filhos independentes!

Ensine que as outras pessoas também têm suas vontades: seu filho precisa aprender a reconhecer e respeitar o espaço do outro, pensar nele e saber que ele também possui necessidades próprias.

Atribua mais responsabilidades: leve em consideração o desenvolvimento da criança. Se ela for pequena, ensine-a apenas a guardar os brinquedos. Quando crescer, já pode colocar a mesa, arrumar a própria cama e levar a roupa suja até o tanque. Aos 12 anos, pode ajudar até a cuidar dos irmãos mais novos.

Delegue tarefas e cobre resultados: crianças precisam aprender a fazer por merecer. Elas só devem ganhar algo depois que cumprirem suas responsabilidades, como fazer as tarefas da casa ou a lição escolar.

Continua após a publicidade

Ensine e aprenda com sua família

Converse em tom amigável: você sente que está carregando o mundo nas costas? Então, abra o jogo com ele! Ouça o que seu marido tem a dizer e tentem fazer um acordo.

Entenda os limites: dividir as funções por igual quando a jornada de trabalho do parceiro é maior do que a sua pode ser injusto – o que também não dá a ele o direito de chegar em casa e ligar a TV, enquanto você se mata limpando tudo sozinha.

Aceite as diferenças. Abandone essa ideia: “se for pra fazer desse jeito, deixa que eu mesma faço”. Seja menos rigorosa e aceite que há várias formas de se executar a mesma tarefa. Deixe seu marido e filhos fazerem do jeito deles!

Arrume um tempo livre em casa sem sentir culpa

Não centralize tudo em você: no fundo, a gente gosta de fazer tudo pelos outros para obter reconhecimento. É uma forma natural de se sentir importante. Mas há outras! Use o tempo livre que sobrar para descobri-las!

Continua após a publicidade

Controle menos: sabia que muitos homens só conseguem exercer o papel de pai após a separação, porque a mãe interferia tanto na relação deles com os filhos que impedia a criação de laços mais fortes?

Saiba seus limites: deixe o orgulho de lado e peça ajuda quando for necessário. Pedir socorro não tira pedaço e nem é sinal de fraqueza!

Organize-se: não há nada mais valioso do que o tempo. Quem não arruma meia horinha por dia para cuidar de si mesma não está se dando o devido valor.

Desenvolva novos talentos: dedicar todo o seu tempo à família impede que você descubra novas habilidades às quais gostaria de se dedicar (até para ganhar dinheiro…). Permita-se conhecer coisas novas e crie um projeto só seu. O que mais lhe dá prazer, além de cuidar das pessoas que você ama?

Continua após a publicidade

Tenha vida própria: recupere antigas amizades, aprenda a usar o computador, faça um curso gratuito na internet…

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.