Diferentes maneiras de usar óleo de coco no dia a dia doméstico

Já passou pela sua cabeça utilizar o óleo de coco para proteger a madeira dos móveis? Sim, dá para fazer tudo isso e muito mais

Siga o mdemulher no Instagram

Foto: Getty Images

Ele é uma verdadeira bênção para a saúde: reforça o sistema imunológico, diminui o colesterol ruim (e aumenta o bom), ajuda a proteger o coração e previne a osteoporose. Mas sabia que o óleo de coco também pode substitui produtos para a casa? Teste estas sugestões superúteis.

Dobradiças silenciosas

Quem gosta de porta rangendo? Lubrifique as dobradiças metálicas com óleo de coco, que tem a vantagem de não manchar móveis claros como os lubrificantes comuns.

Madeira protegida

Que tal deixar aquele móvel que você adora de cara nova? Numa tigela, coloque uma parte de suco de limão e duas de óleo de coco e misture bem. Depois molhe um pano macio no líquido e passe em toda a superfície da peça. O limão vai dissolver a sujeira e a gordura, enquanto o óleo penetrará nos poros da madeira, bloqueando a umidade e restaurando o brilho. Tudo numa passada só!

Cor natural

Com o tempo, os vasos de cerâmica absorvem a umidade da terra, ganhando manchas esbranquiçadas, ou perdem aquela tonalidade vistosa do barro. Porém, se você espalhar mensalmente uma camada fina de óleo de coco nos objetos, eles ficarão sempre bonitos.

Saúde para os cães

O calor e a umidade favorecem o surgimento de feridas nos cachorros. Acabe com elas esfregando óleo de coco na região afetada. O ácido láurico do coco diminui a irritação e mata as bactérias. E para deixar a pele e o pelo do totó mais saudáveis, coloque diariamente na comida dele 1/2 colher (chá) de óleo para cada 20 kg de peso. Em tempo: gato também