Essa coceira pode ser alergia

Queixa mais freqüente nos consultórios veterinários,o coça-coça pode acabar com o humor do seu bicho de estimação

Essa coceira pode ser alergia

Será pulga? Picadas estão onde os bichos
menos alcançam
Foto: Dreamstime

Quem tem cachorros sabe como eles podem ser dramáticos quando não recebem toda a atenção que querem. Latem, pedem colo e até começam a buscar pulgas imaginárias, coçando-se freneticamente.

Mas se o bicho não tem um minuto de sossego e passa o dia todo irritado com a coceira, deixando a pele vermelha, talvez não seja manha, mas alergia.

Os sintomas

Não há cura para o problema,mas é possível controlá-lo. “Os veterinários vão tratando uma lista de possíveis substâncias até descobrir o que causou a alergia”, diz Mariana Marques, diretora da Associação Nacional de Veterinários de Pequenos Animais, em São Paulo.

Confira como identificar, tratar e evitar algumas das manifestações alérgicas mais freqüentes.

As causas mais comuns

· ALIMENTOS
Esse tipo de alergia é mais comum em cães. Os vilões são os aditivos e conservantes usados em rações industrializadas. Em alguns casos, a doença pode ser causada pela proteína da carne bovina.

Como prevenir
Ofereça uma ração de boa qualidade e evite dar ossinhos, biscoitos e bifinhos ao seu animal.

Como tratar
Os veterinários recomendam a troca da ração normal por uma hipoalergênica, encontrada em pet shops, feita com proteína de soja. Se os sintomas continuarem, inicie uma alimentação caseira, com arroz ou batata cozida, peito de frango desfiado e legumes como chuchu e abobrinha.

· PULGAS
A alergia que os animais possuem à picada de insetos é semelhante à nossa, mas nos bichos a pulga é a maior culpada. A região mais afetada é a que o animal tem mais dificuldade em alcançar: nos cães, a cauda; nos gatos, o pescoço.

Como prevenir
Mantenha o ambiente limpo e cuide da higiene do seu bichinho.

Como tratar
Aplique um antipulgas uma vez por mês. O produto deve evitar a picada e não só matar a pulga, pois a alergia acontece pelo contato com a saliva do inseto. Frontline e Advantage Max 3 são os produtos mais conhecidos.

· PRODUTOS VARIADOS
Há diversos agentes: xampu, ácaros, perfume, fumaça de cigarro, sabonete, pó, mofo, lã e produtos de limpeza.

Como previnir
Evite usar produtos com formol para limpar a casa e as coisas dele. E poupe seu bicho da fumaça do cigarro.

Como tratar
Troque a marca dos produtos de limpeza e de higiene, e evite o uso de perfume (em você e no bicho). Se não resolver, use medicamento à base de cortisona, que deve ser ministrado pelo veterinário.

A importância de Mercúrio no seu Mapa Astral – escute já!