Meu filho não aceita meu namorado, e agora?

Saiba como agir quando os filhos não aceitam seu relacionamento

Não tenha pressa para que seu filho se acostume com os hábitos de seu novo parceiro
Foto: Getty Images

O desejo de todo filho é ver os pais juntos. Quando o casal se separa e o pai ou a mãe se envolvem com outra pessoa, é como se jogassem um balde de água fria nessa vontade de ter a família toda vivendo sob o mesmo teto de novo. Isso muitas vezes faz os filhos rejeitarem o novo romance e até tentarem prejudicá-lo. Lidar com a situação não é fácil e exige jogo de cintura. “O mais importante é o filho sentir que não está perdendo nada com a chegada do novo namorado da mãe”, explica Leila Tardivo, psicóloga de crianças e adolescentes e professora de psicologia da USP. “Algumas pessoas ficam tão apaixonadas que esquecem todo o resto. Com isso, os filhos sentem falta da dedicação a eles.”

Direito de recomeçar

Ceder às chantagens da filharada também não ajuda. “Os pais não devem se culpar por querer uma nova relação”, esclarece a filósofa Fernanda Carlos Borges, autora do livro A Mulher do Pai – Essa Estranha Posição Dentro das Novas Famílias (Summus Editorial).

Veja algumas orientações preciosas que AnaMaria reuniu para ajudá-la a fazer seus filhos aceitarem, aos poucos, seu novo amor.

Os erros mais comuns

Precipitação: conheceu uma pessoa, se encantou? Não vá logo apresentando aos filhos. Espere uma estabilidade maior nesse relacionamento.

Exigir que gostem de seu novo parceiro: mas eles devem respeitá- lo, sim, como a todas as pessoas.

Não tocar no assunto: mantenha o canal aberto para o diálogo. Isso evita que as coisas piorem.

Obrigá-los a aceitar uma nova rotina: ter uma pessoa estranha em casa, mesmo que de vez em quando, altera o ritmo das crianças. Não tenha pressa para que elas se acostumem aos hábitos de seu novo parceiro.

Ficar iludida: para evitar frustrações, saiba que nem tudo será uma maravilha logo de cara.

Culpar-se: nada de sair com seu novo amor sentindo que está “traindo” seus filhos.

Excluir os filhos: já que eles rejeitam seu namoro, você pode acabar sacrificando o tempo livre que deveria dedicar a eles para estar com seu novo parceiro. Tente administrar a questão com bom senso – dá para fazer tudo sem magoar ninguém.

Fazer dos filhos seus confidentes: ao se queixar de seu namorado para as crianças, elas podem acabar ficando com raiva dele. Prefira falar sobre o assunto com amigas e não meta os filhos na história.

Esconder a sua felicidade: sentir que a mãe está realizada com o novo relacionamento e que, mesmo assim, ainda tem tempo para eles pode deixar os filhos mais tranquilos.

Ceder: a primeira reação costuma ser querer abrir mão do relacionamento. Mas seus filhos não podem mandar na sua vida! Isso pode fazer mal a eles no futuro.

Guia do primeiro encontro

Vai apresentar seu novo namorado aos filhos? Veja aqui como tornar esse momento positivo para todos e boa sorte!

Evite que o primeiro contato de seu novo namorado com seus filhos seja na sua casa. Lá é o ambiente de vocês, com tudo o que as crianças têm de mais íntimo.

Escolha um lugar público que seus filhos gostem de frequentar e onde ele se sinta à vontade. Pode ser um clube ou um shopping. Diga que vai levar seu novo namorado para passear com vocês, mas nada de formalidades, como avisar que vai apresentar alguém importante. Não faça desse encontro um grande evento. Tente agir da forma mais natural possível.

Não peça que se tornem melhores amigos à primeira vista nem exija que seus filhos papariquem seu novo namorado. Peça apenas que sejam educados. 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s