Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Meu filho quer fazer tatuagem

Especialistas explicam como as mães devem lidar com o desejo dos jovens que optam por fazer tattoos ou piercings

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 20 jan 2020, 22h20 - Publicado em 21 jun 2010, 21h00

Sugira que seu filho faça uma tattoo de henna, o desenho desaparece naturalmente em até três meses
Foto: Getty Images

É cada vez mais comum ver adolescentes com um estilo bastante personalizado. Há o grupo dos mais ousados, que enfeitam o corpo com tatuagens, piercings e até alargadores – aquelas argolas enormes na orelha. Já os menos radicais usam penteados em estilo dread-lock (rastafári) ou tintura de cores chamativas.

Os pais e as mães costumam ficar assustados com essas atitudes, sem saber o que fazer. Algumas famílias apóiam a decisão dos filhos, mas para outras tais mudanças são um problemão. Segundo a psicóloga Rita Clara Atanes dos Santos, de São Paulo, esse comportamento dos jovens é normal. ”Eles querem chamar a atenção, ser diferentes ou fazer parte de um grupo”, diz.

Com relação ao estilo do cabelo, não há motivo para drama. Se o seu filho quiser voltar atrás, é só cortar as trancinhas. Já com as tatuagens definitivas, não acontece o mesmo. ”Como não têm idade suficiente para tomar tal decisão, eles talvez se arrependam no futuro”, alerta Rita.

. Quando sua resposta é sim
Primeiro, deixe o preconceito de lado e escute seu filho. Se sentir que não é só uma coisa de momento e não vê problema nessas práticas, apóie o jovem. Mas fale dos prós e dos contras da decisão. Se ele quiser ter um piercing, por exemplo, leve-o para assistir uma sessão ou faça-o conversar com alguém que já tenha feito um.

Continua após a publicidade

. Quando sua resposta é não
Se você é contra, explique claramente o porquê. Diga a ele que ao fazer uma tatuagem, por exemplo, ele poderá ter problemas futuros para arrumar emprego, sofrer discriminação ou mesmo enjoar do desenho escolhido. E quando ele tiver maturidade e puder responder sozinho por suas ações, você irá apoiá-lo. Fale com autoridade e ponto final! 

Saiba mais sobre tatuagem, piercing e dread-lock

Tatuagem
Procure referências do profissional eleito e tenha certeza de que seu filho não tem alergia. A tatuagem deve ser feita sobre a pele sadia, com tinturas vegetais e material descartável. Faça-o escolher bem o desenho, para não se arrepender depois. Na dúvida, ele pode fazer primeiro uma tatuagem de henna, que desaparece naturalmente em até três meses.

Piercing
É uma palavra que em inglês significa perfuração. Os furos podem ser feitos em várias partes do corpo. Os mais comuns são orelhas, sobrancelhas, umbigo e língua. O tempo de cicatrização varia de acordo com o local escolhido. Mas se o piercing não for bem colocado e mantido sobre rigorosos cuidados higiênicos, poderá provocar reações alérgicas ou inflamações.

Dread-lock
O penteado afro, que antes era desejado só por quem tem cabelos crespos, conquistou também os lisos. Para ser trançado, é preciso que o cabelo esteja pelo menos na altura do queixo. Ao contrário do que diz o mito, os fios podem ser lavados naturalmente. Mas é preciso secá-los muito bem, pois a umidade atrai fungos que causam mau cheiro e até mofo no cabelo.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.