Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

O que fazer quando a criança coloca um objeto no nariz ou ouvido?

Especialista explica quais são os sintomas e riscos de enfiar pequenos objetos no nariz e ouvido, e o que deve ser feito nestas situações.

Por Juliana Morales
Atualizado em 15 jan 2020, 22h10 - Publicado em 17 mar 2019, 09h43

Quando a criança enfia uma pecinha de brinquedo no nariz ou coloca aquele grãozinho de feijão no ouvido é uma das grandes provas de que ter filho é um baita teste para o coração, né?

O incidente é frequente entre os pequenos, mas quando isso acontece em casa, o desespero bate e é comum ficar sem saber o que é fazer. É preciso ter atenção nos casos que os pais não percebem o ocorrido na hora ou aqueles que querem resolver logo e têm algumas atitudes precipitadas, que podem agravar o problema.

Conversamos com a otorrinolaringologista e otoneurologista Jeanne Oiticica, que explicou direitinho as principais questões acerca deste momento tenso:

Como agir na hora?

Antes de tudo, muito importante: ao perceber que a criança colocou algo, seja na orelha ou no nariz, não tente tirar o objeto com os dedos, pinça ou cotonete – isso pode empurrá-lo ainda mais fundo.

Se for nas narinas, nada de pedir para o pequeno expirar, porque ele pode fazer o contrário, inspirar, e complicar tudo, levando o objeto para a garganta ou obstruindo as vias respiratórias.

Continua após a publicidade

Já no ouvido, as consequências mais graves podem ser infecção, perfuração da membrana timpânica e surdez. Apesar do número de ocorrências ser bem pequeno, o problema agravado pode ocasionar até morte. Então, nos dois casos, o certo é ir para o hospital e consultar um otorrinolaringologista, certo?

Perceba os sinais!

Agora, se o seu filho colocou um objeto no nariz ou no ouvido e você não viu, alguns sintomas podem te comunicar do problema. No nariz, o mal odor e secreção apenas de um lado não devem ser ignorados. A criança coçar ou não parar de tocar o ouvido, além de um possível inchaço, são pedidos de atenção. Em ambos os casos, a febre pode ser um sintoma. 

Algumas precauções:

Pedra, milho, feijão, algodão, brincos, tarraxas, pilhas e moedas estão entre os objetos que mais aparecem nestas situações, fiquem atentos.

Outro cuidado importante é observar bem os brinquedos antes de entregá-los à criança, pois muitos podem soltar peças pequenas. Orientar previamente à criança que não introduza peças do brinquedo nas cavidades do corpo também pode ajudar na prevenção.

Continua após a publicidade

Tomem todos os cuidados, papais, mas não se culpem. Muitas vezes esse tipo de situação está fora do controle de vocês, já que tudo acontece muito rápido. Mas o mais importante é: lembrem-se das orientações da especialista. 

 

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.