O que os jogos de tabuleiro clássicos podem ensinar aos seus filhos

Jogos de tabuleiro são muito mais do que simples brinquedos. Eles estimulam o raciocínio, a memória e a estratégia e promovem o contato com outras crianças. Que tal uma partida?

Ludo: o objetivo deste jogo é ser o primeiro que, partindo de uma casa de origem, chega com quatro peões à casa final.
Foto: Getty Images

Brincar não é só uma forma de distrair a mente. Para a psicóloga Linete Campos, a atividade ajuda muito no desenvolvimento infantil. “Jogos e brinquedos estimulam habilidades que a criança vai aplicar na vida quando estiver adulta”, explica. Entre os mais variados brinquedos, uma categoria se destaca: a de jogos de tabuleiro, ótimos para aprender noções de estratégia e de raciocínio lógico. “Esses jogos, por meio de regras, conquistas e derrotas, ensinam que ter foco, calma e motivação para atingir objetivos é essencial na vida”, completa a psicóloga.

Ludo

Desenvolve a capacidade de lidar com o prazer da vitória e a frustração da derrota. Estimula a competitividade na dose certa e a rapidez de raciocínio. O tabuleiro é dividido em quatro cores. O objetivo é fazer com que o peão dê a volta em todo o circuito e chegue às casas finais de sua cor. O primeiro que conseguir ganha.

Detetive

Trabalha a capacidade de criação de estratégias para se chegar a um objetivo. Desenvolve o potencial de investigação e de tomada de atitude da criança. A missão dos participantes é desvendar o crime do jogo. Para isso, todos devem investigar os demais jogadores até descobrirem o assassino, o local e a arma utilizada no crime. Diversão pura!

Jogo da Vida

“Aborda valores e princípios essenciais para a formação moral e de personalidade”, afirma a psicóloga Linete. Ajuda a trabalhar a diferença entre realidade e fantasia. O jogo traz diversas situações cotidianas relacionadas à família, dinheiro e outros aspectos. O jogador deve tomar decisões, pagar dívidas e sofrer as consequências de suas escolhas.

Banco imobiliário

Desperta o amor à matemática, disciplina temida por muitos alunos. “Estimula o raciocínio lógico e faz o adolescente lidar com questões como a prudência necessária antes da tomada de decisões”, explica Linete. É um jogo de compra e venda de propriedades. Caso uma pessoa pare o peão no imóvel de outra, deve pagar uma taxa, que varia de acordo com o bairro. O objetivo é terminar o jogo o menos pobre possível.

Preparamos uma lista com jogos de tabuleiros superinteressantes. Alguns são tão lendários que, provavelmente, se você não tem em casa, algum conhecido deve ter. Clique e confira:

O que os jogos de tabuleiro clássicos podem ensinar aos seus filhos


 

☆ Será que seu signo tem a ver com o signo do crush? Entenda o que é e do que fala a sinastria ☆