Quando é hora de comprar uma casa?

Descubra se você está pronta para assumir um financiamento para adquirir a casa própria

Adquirir a casa própria é sonho de toda família. Mas é preciso analisar o momento financeiro para não cair em armadilhas
Foto: Getty Images

Adquirir o próprio imóvel é um investimento de longo prazo que exige muita informação e maturidade. Muitas questões devem ser consideradas na hora de se decidir pela compra, mas há alguns fatores que indicam se esse é o momento certo de dar o grande passo. Siga as dicas de Rosana Nascimento, proprietária da imobiliária Freitas Imóveis, em São Paulo, e Marco Aurélio Luz, presidente da Associação de Mutuários de São Paulo e Adjacências.


Você está pronta para comprar uma casa se:

· Pode dar uma boa entrada: especialistas recomendam ter pelo menos 20% do valor total do imóvel para dar de entrada.
· Tem uma fonte de renda estável: você deve provar que pode arcar com uma despesa fixa por muitos anos.
· A parcela cabe no seu bolso: os bancos e financiadoras só permitem que o mutuário gaste 30% da renda total declarada com prestações.
· Sabe que imóvel quer e tem visão de longo prazo: o ideal é pensar primeiro na localização, depois no perfil da construção e, por último, no espaço.
· Vai comprar na planta ou fazer consórcio e tem condições de bancar aluguel e prestação: comprar na planta é mais barato, mas exige que você more em outro lugar enquanto paga a construtora. Você precisa dispor de condições de arcar com o aluguel e a prestação.
· Tem reservas para pagar custos burocráticos: no ato do financiamento, você deve dispor de cerca de 4% do valor do imóvel para gastar com documentos.

 

Você ainda precisa pensar antes de comprar uma casa se:

· Já sabe o que quer, mas o perfil da família deve mudar nos próximos anos: considere os fatores que podem tornar inadequado um imóvel que, até pouco tempo atrás, era do tamanho que você precisava.
· Vai ter de assumir custos nos próximos anos: trocar de carro, pagar a faculdade dos filhos, arcar com festa de casamento etc. Se você tem perspectiva de assumir custos desse tipo nos próximos anos, é essencial avaliar o sonho da casa própria com cuidado antes de se comprometer com a prestação.
· Você é gastadora: quem não tem controle sobre os próprios gastos precisa criar regras para si antes de partir para a compra da casa.

 

Você não deve comprar um imóvel se:

· Para conseguir crédito, você precisar incluir na composição da renda pessoas que não contribuirão de verdade para pagar as prestações: bancos e financiadoras têm regras flexíveis e podem somar a renda de vários membros da família na hora de oferecer crédito. É uma armadilha.
· Seu nome está no SPC/Serasa: nome sujo na praça fecha as portas das empreiteiras e dos bancos.
· Tem mais dúvidas do que certezas sobre o futuro: não ficar muito tempo no mesmo emprego ou ficar desempregado com facilidade são sinais de que essa não é a hora.