Quando os filhos devem sair da casa dos pais?

Fazer as contas, pensar se consegue viver sozinha e se preparar para os perrengues que virão. É isso que precisa fazer quem quer sair da casa dos pais para ter um canto só seu

Texto
Foto: Getty Images


Nos Estados Unidos e em alguns países europeus, é raro encontrar jovens em idade universitária morando na casa dos pais. O fim do colégio marca também o fim da mamata e o começo da busca pela independência. Por aqui as coisas são diferentes. Antes, só era permitido sair da casa dos pais depois de se casar. Mais recentemente, surgiu o fenômeno da “adolescência tardia” – em que os jovens se mantêm com a família pelo conforto financeiro que ela proporciona e aproveitam a liberdade dada por pais mais flexíveis (como poder levar alguém para dormir em casa, por exemplo).

Mas essa abertura relativa não se compara à liberdade de quando se é dona do próprio lar. No geral, as mulheres sentem essa necessidade mais cedo. “Os homens tendem a ficar mais tempo com os pais porque se desvencilham do controle deles com mais facilidade, mesmo dividindo a mesma casa”, diz Ana Mercês Bahia Bock, professora de psicologia. “A mulher costuma enfrentar situações mais decisivamente e isso se reflete na coragem de sair de casa”, completa Leila Tardivo, psicóloga. Quem decide colocar as manguinhas de fora tem um longo caminho de descobertas pela frente. Mas ele tem tudo para valer a pena.

Calma, mãe!

“O que vou fazer da vida agora?”, é o que pensa a maioria das mães quando recebem a notícia que os filhos querem sair de casa. Lembre-se: você criou seu filho para o mundo. Ele tem de andar com as próprias pernas. Sair de casa é um passo rumo à independência. Seja parceira nessa escolha. Pode ser difícil para você, mas não está sendo fácil para ele também.

Chegou a hora?

Não é fácil trocar “casa, comida e roupa lavada” por contas de água, luz e condomínio no fim do mês. Ajude seu filho a avaliar se ele está preparado para dar esse passo (e depois se jogue!)

Seu filho está pronto para sair de casa se…

· O motivo que a faz querer se mudar não é transitório – como uma briga com os pais ou uma paixão pelo novo namorado.

· O desejo dele por autonomia é maior do que o apego que tem pelo conforto da casa da família.

· Os pais concordam com a decisão, ou, se não concordam, ele está pronto para explicar a escolha.

· A pessoa tem um mínimo senso de organização para administrar uma casa – ou está a fim de aprender a ter (afinal, se não pagar a conta de luz, vai ficar no escuro).

· Seu filho está preparada para lidar com a solidão de chegar em casa e não ter com quem conversar sobre o seu dia (se vai morar só).

· Seu filho está disposto a se adaptar ao jeito dos outros (se vai morar com namorado ou amigas). Quem diz “sou assim e não vou mudar” deve ficar mais tempo na casa dos pais até mudar de opinião.

· Tem dinheiro para pagar as contas (afinal, não adianta ter vontade e maturidade, mas não ter grana para o aluguel).

Dica para os pais

Não julgue a atitude de seu filho. Receber a notícia que o filho deseja sair de casa é sempre difícil. Se você não consegue dizer algo positivo, seja sincera e diga: “”Meu filho, se você tem certeza do que quer, eu fico muito feliz por você. Mas me dê um tempinho para me acostumar com a ideia, por favor””. A sinceridade é sempre a melhor saída.
 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s