Segredos de um filho campeão

Selena de Castro revela como educou o filho Aurélio, o grande vencedor do concurso nacional de soletração

Aurélio ganhou o concurso nacional de soletração 
e levou R$ 100 mil para investir em estudos
Foto: Divulgação

Aurélio Carrilho de Castro, 13, aluno do 9º ano da Escola Estadual Jales Machado, em Goianésia (GO), consagrou-se um verdadeiro dicionário ambulante ao ganhar o concurso nacional de soletração, organizado pelo “Caldeirão do Huck”, da Rede Globo. Depois de vencer sucessivas disputas, conquistou uma poupança de R$ 100 mil para os pais investirem em sua educação. A mãe, Selena, professora de alfabetização, revela ter sido em casa que Aurélio encontrou os maiores exemplos para sua personalidade.

Anote as dicas:

Invista em livros
“Sempre comprei livros para ele. Aos quatro anos, quando o Aurélio entrou na escola, comprei o ‘Meu Primeiro Dicionário’, todo ilustrado. Ele adorava esse livro”.

Conte histórias
“Mesmo antes de ele aprender a ler, eu contava histórias ou lia textos para ele. Acho que isso influenciou bastante seu gosto pelos livros”.

Tire todas as dúvidas
“Tudo o que o Aurélio me perguntava, tentava responder de maneira que ele pudesse entender sempre. Nunca neguei respostas para nada”.

Acompanhe a tarefa
“Todas as vezes que ele ia fazer a tarefa escolar eu ficava por perto para ajudá-lo. Não fazia os exercícios para ele, mas o orientava nas dúvidas ou explicava o que era para ser feito”.

Respeite seu tempo
“Quando o Aurélio cansava de estudar e queria brincar, por exemplo, eu permitia que ele fosse. Nunca forcei que ficasse estudando horas, desde que se dedicasse um mínimo aos estudos. Ele também gosta de TV, filmes, desenhos e eu sempre deixei que ele fizesse isso. Nos últimos dias do concurso, nós nem estudamos. Ele foi se distrair e relaxar.”

Corrija, se necessário
“Também dou broncas quando o Aurélio precisa, mostrando em que está errado. Se faz algo errado, eu o advirto e peço para ele corrigir”.

Leve à biblioteca
“É obrigação dos pais e professores incentivarem a criança a freqüentar bibliotecas, para que aprenda a ler, mesmo que sejam gibis. O Aurélio, aliás, adora histórias em quadrinhos”.

Valorize a humildade
“Sempre passamos a nossos filhos a importância da simplicidade e da educação, tratando a todos igualmente. E que a humildade é fundamental”.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s