Será que dá para ter mais um bichinho em casa?

Saiba quais são os melhores animais para espaços pequenos

Escolha o seu melhor amigo!
Foto: Getty Images

O cantinho é apertado, mas o coração tem espaço suficiente para acolher mais um membro na família? Confira os melhores animais para espaços pequenos e que cuidados cada um deles precisa para viver saudável: 

Gatos

Eles se adaptam muito bem à vida em casas pequenas e mesmo à rotina dos donos que precisam passar o dia fora. Os móveis são um verdadeiro parque de diversões: “Eles se divertem explorando o ambiente”, afirma Roberto Teixeira, veterinário da Clínica Veterinária Univet. Só precisa ter uma caixa de areia e potes para ração e água.

Cães

Ter um animal de porte menor não é garantia de que ele irá se adaptar. Algumas raças, apesar de serem miudinhas, precisam gastar energia. “Outras, mesmo maiores, têm a personalidade mais tranquila”, diz Teixeira. Avalie o espaço para circular e pesquise a personalidade da raça. Mesmo cães mais calminhos precisam de companhia constante!

Hamsters

São pequenos e ocupam pouco espaço, mas não gostam de ficar presos. A gaiola deve ser grande o suficiente para ele se mexer bastante e deve ter uma roda “para o hamster gastar calorias e aliviar o estresse”, ensina André Grespan, veterinário da clínica Wildvet. Solte-o de vez em quando para ele dar um passeio na casa, mas fique monitorando.

Coelhos

Os coelhos anões amam a liberdade e jamais se sentirão bem apenas na gaiola. O ideal é deixar o animal solto durante o dia e preso só na hora de dormir. O problema é que eles adoram roer móveis, fios e cabos, o que pode machucá-los. Prepare um canto longe dos perigos. Deixá-los no quintal ou na varanda do apartamento é uma boa opção.