Serena Williams posta foto com filha e fala sobre significado das tranças

A tenista compartilhou um clique fofíssimo trançando os cabelinhos da filha para enaltecer a importância do penteado nas comunidades negras.

Desde que se tornou mãe da pequena Alexis Olympia Ohanian Jr., de um ano e nove meses, a tenista Serena Williams vem usando seu espaço nas redes sociais para compartilhar algumas experiências relativas à maternidade, e também falar sobre a importância de transmitir à filha valores como o amor próprio e o empoderamento negro.

Na última quinta (13), por exemplo, Serena postou uma foto em seu perfil do Instagram, na qual aparece trançando os cabelos da filha. Para quem não sabe, tranças e penteados em cabelos afro/crespos, mais do que estética, funcionam como ferramenta de resistência para quem sofre com o preconceito diariamente.

Além do clique fofíssimo – sério, espiem a carinha da Alexis -, na legenda a atleta falou também sobre a origem das tranças, que surgiram no continente africano, e sobre o quanto é importante que o penteado passe de geração para geração.

“As tranças começaram a aparecer na África, com o povo Himba da Namíbia. Nós estamos trançando nossos cabelos há séculos. Em muitas tribos africanas, penteados com tranças eram uma maneira única de identificar e reconhecer cada tribo. Devido ao tempo que as pessoas levavam para fazê-las, elas costumavam socializar entre si enquanto isso. Começou com os anciãos trançando os cabelos de seus filhos, depois os filhos assistiam àquilo e aprendiam com eles. A tradição de união foi levada adiante por gerações, e rapidamente cruzou o mundo. Tenho a honra de compartilhar essa experiência de união com a minha própria filha e ser parte de mais uma geração de tradições históricas”, escreveu Serena, em tradução livre.

 

☆ Descubra o significado de VÊNUS no seu Mapa Astral ☆