Seu pet precisa de dieta?

Cuidado, o excesso de gostosura do seu bichinho pode pôr a saúde dele em risco

Estima-se que cerca de 30% dos cães e 25% dos gatos domésticos no Brasil, hoje, sejam obesos. Segundo especialistas, má alimentação, sedentarismo, castração e predisposição genética são as principais causas. 

”É como uma bola de neve. Uma coisa leva a outra: o excesso de comida deixa o animal preguiçoso e a falta de exercício provoca obesidade. Os donos são os principais culpados”, afirma a veterinária Adriane Tomimassu, de São Paulo. 

Ela explica que a obesidade reduz a expectativa de vida dos bichinhos em até três anos e pode causar doenças como o diabetes, além de problemas ósseos, respiratórios, hepáticos e cardiovasculares. Para que seu cão ou gato não entre na lista de obesos, a recomendação é uma só: cuide do seu animalzinho, pois a saúde dele depende de você.

Da redação

Para evitar a obesidade

O dono deve seguir a quantidade de ração especificada na embalagem ou a dose recomendada pelo veterinário. ”A alimentação deve ser feita no mesmo horário, três vezes ao dia. E nada de petiscos entre as refeições”, ensina a veterinária Adriane Tomimassu. Bichos castrados precisam de dieta especial.

. Exercícios físicos são obrigatórios. O ideal é passear com o cachorro todos os dias por pelo menos meia hora. Gatos devem ser estimulados a brincar com bolinhas e brinquedos.

. Atenção: cães de raças como labrador, golden retriever, Cocker spaniel e beagle têm predisposição para engordar. Nesses casos, os cuidados devem ser redobrados!

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s