Tire dúvidas com os professores do seu filho

Antes de dizer à criança que você não concorda com os métodos de ensino atuais, o melhor é conversar com o professor dele

Siga o mdemulher no Instagram

Se os pais discordam da forma como os professores estão ensinando e dizem isso para os filhos correm o risco de dar um nó na cabeça deles
Foto: Dreamstime

Você fica sem reação quando vê que seus filhos estão aprendendo a fazer contas, por exemplo, de um jeito muito diferente daquele que você aprendeu? Você não é a única. “O estranhamento é muito comum”, conta Maria Cecília Aranha Lima, coordenadora da Escola Pueri Domus, de São Paulo.

Novos estudos em psicologia e educação mostram que aprendemos de uma forma que era desconhecida décadas atrás. Por isso, os métodos se renovam constantemente. Se os pais discordam da forma como os professores estão ensinando e dizem isso para os filhos correm o risco de dar um nó na cabeça deles. Como as crianças vão saber em quem confiar? Outro perigo é perder o interesse pelos estudos da garotada, por se achar incapaz de ajudar.

Quando Manoel Padilla, de São Paulo, viu que as filhas aprendiam a calcular a área se divertindo com caixinhas, não sabia muito bem o que fazer, já que tinha aprendido o mesmo conteúdo de outra forma. “As meninas tinham de me explicar o que estavam fazendo”, lembra.

Melhor para todos

Na época, Padilla tinha muita dúvida sobre se aquele método realmente funcionava. “Só no dia-a-dia me dei conta de como era o ensino”. Preocupações como essa se resolvem com uma boa conversa com a equipe pedagógica. Dessa forma, se mantém a confiança dos pais na escola, o que é essencial para o bom desempenho das crianças.