Traição financeira: evite este mal no seu relacionamento

Tão prejudicial quanto ter um amante, esconder do parceiro dívidas ou gastos fora do orçamento familiar pode colocar em risco o seu casamento

Abra o jogo com seu parceiro para afastar uma crise!
Foto: Getty Images

Entre as muitas formas de traição, há um tipo que é capaz de provocar estragos no coração e no bolso: a infidelidade financeira, quando um dos parceiros – ou os dois – esconde informações sobre dinheiro. “Para muitos, esse tipo de infidelidade é até mais grave do que uma relação extraconjugal, por estar diretamente relacionado à confiança entre os parceiros”, diz a educadora financeira Bianca Fiori, da DSOP Educação Financeira. Já imaginou?

As traições podem ser: esconder uma roupa nova no fundo do guarda-roupa para o marido não ver, não deixar o outro ver a fatura do cartão, omitir que ganhou um aumento ou que tem uma conta individual no banco e até fazer um empréstimo para pagar dívidas sem falar nada. Não entre nessa cilada, amiga. “A descoberta de uma escapada financeira causa sofrimento e até separações”, completa Bianca. Olho vivo!

Afinal, quando é traição financeira?

Você não precisa contar onde investe cada centavo. A traição financeira, segundo Bianca, acontece a partir do momento em que um começa a extrapolar o que estava combinado entre o casal. “Não vale a pena criar tumulto por coisas pequenas, como entrar no cheque especial por um valor baixo. Mas é preciso abrir o jogo quando atos assim se tornam frequentes e com impacto cada vez maior nas finanças da família”, diz a especialista.

Quais as causas?

Falar de dinheiro muitas vezes pode acabar em briga. Por isso, vários casais evitam conversar sobre grana. “Muitos parceiros não têm uma conversa franca em relação ao dinheiro, e os motivos variam de vergonha a medo de serem enganados ou privados de prazeres pessoais”, diz Bianca. Pode até ser chato, gata, mas é muito necessário.

Atenção aos sinais de traição

Alguns comportamentos podem indicar se o seu parceiro está pulando a cerca na vida financeira. Preste atenção se…

. As faturas dos cartões e os extratos do banco somem ou ele não deixa você ver.
. O gato aparece com novos acessórios para ele ou de decoração para a casa, com desculpas: dizendo que foi presente ou que ganhou.
. O parceiro fica nervoso ou tenta mudar de assunto quando se fala sobre dinheiro e contas.
. Sem motivo aparente, ele decide começar a cuidar sozinho das finanças da família.

O melhor a ser feito é…

Se é você quem tem escondido as compras no porta-malas do carro ou as faturas do cartão de crédito, prejudicando a vida financeira do casal, saiba que é melhor abrir o jogo, ainda que a situação seja delicada. “Quando há omissões, e elas são descobertas, o parceiro se sente como se não fizesse parte dos planos do outro”, diz Bianca. O que pode significar um golpe na relação! “A chance de preservar o relacionamento após uma infidelidade financeira é sempre maior quando ela é revelada logo”, completa. Pense nisso!

Fique longe dessa armadilha

Cada casal tem uma forma de administrar as finanças: alguns preferem ter contas separadas, outros têm conta conjunta, e há quem decida deixar a questão da grana só para um dos parceiros cuidar. “Em qualquer caso, é preciso manter sempre uma boa conversa na hora de tomar as decisões financeiras e uma relação ética e saudável, fortalecendo o elo de confiança entre o casal”, diz a educadora financeira. Ela sugere que a família monte uma planilha para controlar os gastos e que o pagamento das contas seja proporcional ao salário de cada um. “É importante também contabilizar quanto cada um deve poupar para realizar sonhos comuns, como a viagem do fim do ano ou a reforma da casa”, completa. Tudo em nome do amor (e das finanças!).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s