Use espelhos para turbinar a decoração

Instalados corretamente, dão a impressão de aumentar os ambientes e melhoram a luminosidade. Confira sugestões para valorizar sua casa

Incrível como um detalhe pode fazer tamanha diferença na decoração de casa! Os espelhos, além de serem muito úteis, também são objetos que transformam o ambiente. Com molduras diferentes, coloridas e em formatos variados, o espaço ganha mais leveza e modernidade. Aprenda a utilizá-los a seu favor:

Com ou sem moldura?

Tanto faz. Se tiver, o importante é que ela siga o estilo da decoração da casa. Ou seja, ambientes tradicionais pedem molduras mais sóbrias, como as de madeira ou metal envelhecido. Se a sua casa faz uma linha mais moderninha, dá até para dispensar o arremate em volta do espelho. E anote esta regra: espelhos pequenos devem ter molduras finas. Já os maiores exigem molduras mais grossas.

A espessura do espelho

Varia conforme o uso que se vai fazer dele. Espelhos instalados diretamente em paredes e móveis normalmente têm entre 3 e 6 mm de espessura. Modelos cheios de detalhes, com gravações ou lateral em acabamento bisotê, aquele chanfrado, precisam ser mais espessos para ganhar resistência. Esses devem ter, no mínimo, 8 mm de espessura.

Como ampliar os ambientes com este recurso

Quanto maior o espelho, maior a sensação de amplitude do cômodo. O ideal é que ele não tenha moldura e ocupe toda a superfície da parede. A peça deve ser instalada num ângulo de 90 graus em relação ao piso. Escolha um local visível, mas evite colocar o espelho na parede em frente ao sofá ou à mesa de jantar. É desagradável para qualquer um passar o tempo inteiro enxergando o próprio reflexo.

Iluminação no lugar certo

O espelho também tem o poder de ampliar a luminosidade dos ambientes. Por isso, é bom ser cautelosa e evitar o excesso de luz nos cômodos.

5 cuidados fundamentais

1. Fuja de exageros

Espelhos em excesso nas paredes causam a sensação de labirinto: a pessoa perde a referência de onde está.

2. Evite espelhos onde há iluminação direta

Instalados em paredes que recebem muito sol, eles podem ofuscar e incomodar a visão.

3. Instale espelhos longe do aparelho de televisão

As imagens refletidas vão atrapalhar a atenção de quem tentar assistir a algo na TV.

4. Teste o ângulo

Antes de fixar o objeto, certifique-se de que ele refletirá algo agradável. Não vale ser a lixeira da cozinha…

5. Regule a altura

Depois de instalado, o espelho jamais deve “cortar” a cabeça das pessoas mais altas.

Anote estas dicas:

  • Espelhos quadrados e retangulares dão seriedade ao ambiente. Os redondos e de formato irregular trazem mais leveza e descontração ao cômodo.
  • Decore uma parede com vários espelhos pequenos, com molduras de cores e formatos diferentes. Os de gesso são baratos e podem ser pintados da cor que você preferir.
  • Espelho de corpo inteiro: você pode aplicar em casa a mesma regra utilizada nos provadores de lojas. Ou seja, a fonte de luz deve ficar sempre entre o usuário e o espelho.
  • Agrupar espelhos de molduras e tamanhos diferentes na mesma parede cria um efeito interessante e moderno
  • Espelho para se maquiar: evite colocar lâmpadas apenas na parte superior da peça. Elas geram sombras que atrapalham o ato de se maquiar. Instale focos de luz também nas laterais do espelho.

Fontes: Arquitetos César Pasquini, consultor da Telha Norte, Adriana Fornazari, consultora da Dicico e as Designers de Interiores Vitória Ramos e Grazi Eleotério

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s