Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Viva em paz com a sua sogra

Com disposição, boa vontade e sabedoria, você tira de letra essa relação familiar tão delicada

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 21 jan 2020, 09h04 - Publicado em 23 mar 2009, 21h00

Não bata de frente; a melhor maneira de agir é com carinho, paciência e muito jogo de cintura 
Foto: Kiko Cabral / Divulgação Tv Globo

Quem vê Indira (Eliane Giardini) implicar tanto com a nora, Surya (Cléo Pires), em Caminho das Índias, pode se identificar com a cena. Afinal, quem nunca viveu situações difíceis com a sogra? Na casa das indianas da novela, a vida é difícil. Veja os conselhos da terapeuta familiar Roberta Palermo, de São Paulo, para melhorar essa relação.

Tem ciúme do filho e acha que você não o trata direito
Procure entendê-la. Na cabeça dela, ela perdeu o filho. Toda vez que sua sogra falar mal de você, não dê o troco na mesma moeda. A melhor maneira de desarmar uma pessoa é dar razão a ela e agir sempre com firmeza, sem bater de frente. Agindo dessa forma, você vai fazer um bem a ela e a si mesma. 

Dá palpite na criação dos netos
Escute o que ela tem a dizer – pode ser uma boa dica. Mas se você perceber que é só para implicar, tente reverter a situação, dizendo: “Eu até fiz o que a senhora sugeriu, mas me senti mais segura agindo do outro jeito”. De qualquer maneira, ela vai ficar feliz por ser incluída na educação dos netos. Não se esqueça de que, para as crianças, é fundamental ter a presença dos avós. 

Compara você com a ex dele
No começo, é difícil para a sogra lidar com a mudança, ainda mais se há netos da primeira união. Se a situação ficar insuportável, peça a seu marido que converse com ela. Ele tem de explicar à mãe que não é legal deixar pela casa fotos do antigo casamento. Também não é adequado que ela fique chamando a ex para jantar em casa sem avisar o casal. Você deve pedir a seu marido que explique tudo isso a ela – com jeitinho, claro. 

Continua após a publicidade

Marca almoço todos os domingos e, se vocês não vão, faz o maior drama
Mais uma vez, seu marido é quem precisa se posicionar. Afinal, o filho pode ser o “chato que só reclama”, a nora não. Ele precisa deixar claro que não pode estabelecer esse tipo de compromisso todos os finais de semana. Se ele ceder toda hora, vai abrir caminho para que a mãe faça mais chantagens. Não tem problema almoçar na casa da sogra, mas isso tem de ser um passeio com prazer, não uma obrigação estabelecida por ela. 

Faz chantagem emocional com saúde e dinheiro
Vocês devem dosar o que é de verdade e o que ela faz apenas para chamar a atenção. Vocês podem até ajudá-la de alguma maneira. Afinal, é obrigação dele como filho. Porém, é preciso que o casal ponha limites claros.

Peça ajuda ao marido
Na vida real ou na ficção, as brigas entre nora e sogra podem interferir negativamente na relação de um casal. Para evitar que o pior aconteça, o ideal é pedir ajuda ao seu marido. “Mas nunca faça isso em tom de fofoca ou de chantagem, do tipo ‘ou sua mãe ou eu’”, orienta a terapeuta familiar Roberta Palermo. Para a especialista, o melhor é não responder as provocações e pedir ao marido que seja amoroso ao conversar com a mãe. O problema pode se tornar ainda mais complicado quando você mora com ela. “Quando ela é a dona da casa, as opiniões dela devem ser respeitadas”, diz Roberta. Nesse caso, por mais que seja difícil aguentar os palpites, considere a hierarquia. Você terá de contar até 3 e ouvi-la.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.