10 filmes e séries da Netflix que facilitam a conversa sobre temas tabu

Estupro, anorexia, suicídio e bullying às vezes são temas difíceis de abordar. Esses títulos da Netflix dão uma forcinha para o diálogo rolar solto.

Quando “13 Reasons Why” estreou na Netflix, em 2017, rapidamente virou polêmica: será que uma série com temas e cenas tão fortes não seria ruim para adolescentes? O tempo passou e um estudo da Universidade Northwestern mostrou que a série fez mais bem do que mal: conversando sobre a trama de ficção, pais e jovens conseguiram falar de assuntos difíceis em casa, coisa que antes não rolava.

Estupro, suicídio, bullying e drogas entraram para a pauta do dia – e a conversa com os pais pode ser o ponto de partida para esclarecer pontos e saber mais sobre a realidade dos jovens.

Por isso a Netflix selecionou mais 10 títulos do catálogo que também podem funcionar como facilitadores do diálogo entre pais e filhos, professores e alunos e até entre amigos. Afinal, é mais tranquilo comentar o que aconteceu com um personagem de ficção ou de um documentário do que se colocar sob os holofotes, certo? Veja a seguir os filmes e séries que colocam assuntos sérios na telinha:

O Mínimo para Viver

To The Bone Netflix o minimo para viver

 (Divulgação/Netflix)

Ellen, jovem de 20 anos com anorexia nervosa, percorre um caminho tão escabroso quanto divertido para conhecer a si mesma, guiada por um médico pouco convencional.

 

Clube dos Cinco

 

O atleta, o intelectual, o delinquente, a princesa e a esquisita rompem as barreiras sociais do ensino médio quando passam um sábado de castigo.

clube dos cinco

 (Clube dos Cinco/Divulgação)

Riverdale

A passagem para a idade adulta inclui sexo, romance, escola e família. Para Archie e seus amigos, também há mistérios sombrios.

riverdale

 (CW/Divulgação)

Atypical

Decidido a arranjar uma namorada, um adolescente com um transtorno autista se dispõe a encontrar a independência e acaba levando sua família a uma viagem de autodescoberta.

ATYPICAL

 (Netflix/Divulgação)

The End of the F***ing World

Um aspirante a psicopata e uma rebelde sedenta de aventuras dividem uma viagem de carro fatídica. Série de baseada na HQ.

The End of the F***ing World

 (Netflix/Divulgação)

The Fundamentals of Caring

Fundamentals of Caring

 (Netflix/Divulgação)

Um escritor preso em seu passado, um adolescente com um futuro incerto, em uma viagem de carro cheia de novas experiências, ganham uma nova motivação para viver.

Not Alone

not alone

 (not alone/Divulgação)

Uma jovem cuja melhor amiga se suicidou aos 16 anos divide sua experiência e inquietudes com adolescentes atormentados por problemas mentais e pensamentos suicidas.

Audrie & Daisy

Audrie e Daisy

 (Netflix/Divulgação)

Neste documentário comovente, duas adolescentes são agredidas sexualmente por garotos que consideravam amigos, humilhadas na internet e assediadas por suas comunidades.

Merlí

MERLÍ

 (Netflix/Divulgação)

Um professor de filosofia pouco convencional incomoda alguns pais e colegas de trabalho, encanta outros e inspira seus jovens alunos, incluindo seu filho homossexual.

Freedom Writers

freedom writers

 (freedom writers/Divulgação)

Enquanto seus alunos vulneráveis leem clássicos como O Diário de Anne Frank, uma professora os convence a escrever diários sobre suas vidas problemáticas.