15 séries em que as mulheres conversam entre si – e não é só sobre homens!

Nem sempre é fácil achar filmes e séries que tratem as mulheres como pessoas que têm algo a dizer

O famoso teste de Bechdel é utilizado originalmente em filmes para analisar a representatividade feminina no audiovisual. Há apenas três pré-requisitos para que uma produção passe no teste: 1) é preciso haver mais de uma personagem mulher com falas; 2) é preciso que elas conversem entre si; 3) elas precisam passar uma cena inteira falando sobre um assunto que não envolva homens.

O teste foi criado pela cartunista americana Alison Bechdel em uma história em quadrinhos feita em 1985. Nela, duas mulheres conversavam e uma delas explicava a outra que só assistia a filmes que obedecessem aos três critérios.

Desde então, o teste se popularizou e diversos indicativos apontam para um fato perturbador: quase metade dos filmes comerciais não passa no teste! Na lista dos reprovados estão produções icônicas como a trilogia completa de “O Senhor dos Anéis” e quase todas da saga “Star Wars”, além de “Avatar”, “Procurando Nemo” e “Toy Story”.

De uns tempos para cá, séries também começaram a ser avaliadas pelo teste e aí vão 15 delas que conseguiram passar:

1.Orange Is The New Black

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Não poderia ser diferente, né? Na prisão feminina de Litchfield há muitas conversas envolvendo personagens masculinos como Joe Caputo, John Bennett e George Mendez, mas eles são apenas coadjuvantes por lá. As minas é que comandam a cena!

> Veja imagens da nova temporada de Orange is the New Black

2.Girls

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Muito se fala sobre homens na série, mas também há diversos diálogos focados exclusivamente nas quatro amigas Hannah, Marnie, Jessa e Shoshanna. Aliás, os diálogos criados por Lena Dunham são o que há de mais maravilhoso nessa série f*da!

> Lena Dunham, de Girls, prepara série sobre o feminismo nos anos 1960

3.Sex and the City

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Aham, a gente sabe que o mundo daquelas quatro basicamente gira em torno dos homens, mas há diálogos que passam no teste, pode acreditar.

> Veja tudo o que já publicamos sobre Sex and the City

4.The L World

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Outro que dispensa comentários. Homem é o assunto que menos interessa às lésbicas mais bafônicas de Los Angeles!

> Sete filmes e séries que mostram o amor entre mulheres

5.Parks and Recreation

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A protagonista Leslie Knope tem ótimas cenas em que dialoga com outras mulheres, como April Ludgate e Ann Perkins. Como a série gira em torno dos projetos malucos do Departamento de Parques, diversas cenas não têm nada a ver com personagens masculinos.

> Conheça 12 personagens femininas com carreiras inspiradoras

6.Friends

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Pode não ser tããããão frequente assim, mas Rachel, Phoebe e Monica têm diálogos que não envolvem nenhuma figura masculina. Bons exemplos são as cenas hilárias de Rachel e Monica “brigando” pelo quadro monstruoso da Phoebe ou aquela em que a Phoebe finge ser sueca para enganar a Rachel durante uma sessão de massagem.

> Veja tudo o que já publicamos sobre Friends

7.Gilmore Girls

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Lorelai e Rory dominam o seriado e diversos diálogos passam no teste com louvor!

> Gilmore Girls: são grandes as chances da série voltar DE VEZ

8.Broad City

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Outra série maravilhosa protagonizada por uma dupla de mulheres e que conta com vários diálogos hilários em que os homens não são pautados.

> 5 bons motivos para começar a assistir Broad City AGORA

9.Revenge

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Tá aí uma prova de que, na verdade, passar no teste não torna um filme ou série feminista. Apesar de contar com personagens femininas fortíssimas, “Revenge” se foca na rivalidade insana entre elas.

> Parem de colocar mulheres umas contra as outras!

10.Transparent

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A personagem principal, Maura Pfefferman, é interpretada por um homem cis (o ator Jeffrey Tambor), o que pode trazer um pouco de confusão. Acontece que Maura é uma mulher transexual na trama, o que faz com que vários diálogos dela com suas filhas e sua ex-esposa passem com louvor no teste.

> 12 filmes e séries para entender o universo transgênero

11.Orphan Black

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A atriz Tatiana Maslany interpreta nada menos do que as cinco personagens principais dessa série maravilhosa. A história é recheada de diálogos que não envolvem homens, já que também há outras mulheres bem importantes para a trama.

> 19 séries que estamos ansiosas para assistir em 2016

12.The Good Wife

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A maravilhosa série sobre a advogada Alicia Florrick também sempre figura entre as que passam no teste Bechdel. Há um número expressivo de homens na trama, mas diversos diálogos entre Alicia, Diane e Kalinda não são sobre eles.

> 13 lições valiosas sobre amor que as séries nos ensinaram

13.Grey’s Anatomy

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

A começar pela Dra. Meredith Grey, essa é uma série recheada de personagens femininas incríveis! O que não falta é diálogo maravilhoso entre as médicas do Grey Sloan Memorial Hospital.

> 10 mortes das séries de TV difíceis de superar

14.Scandal

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Mesmo sendo focado na personagem Olivia Pope, é possível dizer que “Scandal” não passa no teste de forma tão louvável quanto “Grey’s Anatomy”. Olivia é o centro de tudo, mas os diálogos geralmente têm a presença de algum homem ou são a respeito de homens.

> “Mulheres são espertas e fortes. Não são brinquedos sexuais ou donzelas em perigo”, diz Shonda Rhimes, produtora de Scandal

15.How To Get Away With Murder

Divulgação Divulgação

Divulgação (/)

Assim como em “Scandal”, o seriado sobre a advogada Annalise Keating também tropeça um pouco no teste, pois o resto do elenco é majoritariamente masculino. Mesmo assim, HTGAWT é certamente uma das séries mais girlpower da atualidade.