20 curiosidades sobre Armando Babaioff

Babaioff confessa que não gosta de perder
Foto: RAFAEL FRANÇA

Armando Babaioff, o Benoliel de Duas Caras tem 27 anos e já sabe exatamente o que quer. No papo com Heloiza Gomes revelou alguns detalhes de sua vida e personalidade. Com tranqüilidade e simpatia, admitiu que não gosta de perder, revelou que tentou a carreira militar e descarta de antemão a possibilidade de vir a posar nu. Seu negócio mesmo é teatro. Pois é. A TV surgiu em sua vida apenas como um “plano B”. E deu certo!

1- Escola de Circo
“Foram oito meses direto, em 2000, durante a preparação para a peça A Fábula da Casa das Mulheres sem Homens. Aprendi a cuspir fogo, andar em perna de pau, dar cambalhotas, saltos mortais, essas coisas… Hoje em dia, faço aula de tecido.”

2- Licenciatura em Artes Cênicas na UNRIO
“Meus amigos todos já terminaram e eu ainda estou fazendo (risos). Faltam uns três períodos.”

3- Grupo Quantum Cia de Teatro
“Não estou podendo participar (como ator) por causa da novela. Mas as outras tarefas dentro da companhia, estou conseguindo cumprir. Não sou só ator, sou assessor de imprensa. Nunca estudei jornalismo para isso, mas sou o responsável pela memória do grupo. Estou lá desde 1999.”

4- Oficina de atores da Globo
“Fiz em 2005. Estou começando ainda. Não que role dificuldade, mas é uma questão de adaptação. É uma novidade entender que não precisa falar tão alto, porque tem uma câmera que está captando sua voz e que não é preciso se preocupar tanto com seu posicionamento em cena, já que a câmera faz isso para você. Não é complicado. Não posso falar que é fácil, porque soa arrogante; não é isso.”

5- A terceira novela
“A primeira foi Páginas da Vida (interpretou o Felipe) e, na segunda, fiz uma participação no último capítulo de O Profeta. Foi divertidíssimo. Adorei ser filho da Samara Felippo e do Malvino Salvador (risos). Achei tão importante quanto os outros papéis.”

6- Nada de posar nu
“Nem pensar! O que faço é em prol do personagem, não de Armando Babaioff, pessoa física. Não tenho pudor nenhum com isso, mas para o personagem. Não é para mim, não é nenhuma vaidade.”

7- Ser agredido pelo público
“Em Páginas da Vida, sofri um pouco. Arranharam o meu carro, quiseram me bater na Lapa (Rio). Isso foi pesado. Foi puxado. Eu levava muito esporro de senhoras. Juro, cortei um dobrado!”

8- Global
“Tenho contrato com a Rede Globo até 2010.”

9- Flamengo
“E meus amigos caem na minha pele. O Juvenal (Antonio Fagundes) é botafoguense (risos).”

10- O começo
“Comecei fazendo teatro na Escola Municipal Pio X, em Jacarepaguá, no Rio. Eu me envolvi em todas as peças que aconteciam na escola, dos 5 aos 8 anos. Continuei fazendo teatro, como hobby. Comecei profissionalmente aos 15 anos e fui fazendo, mas não era uma obrigação. Até porque eu gostava muito.”

11- Curso técnico em construção civil
“Resolvi fazer Escola e Teatro Martins Pena, aos 17 anos. Ali foi uma decisão um pouco mais séria. Estava terminando o Segundo Grau e fiz curso de técnico em Construção Civil. Meu pai (o advogado Armando Isaac Babaioff) me convenceu. Papai consegue tudo, tem boa lábia (risos).”

12- Carreira militar
“Meu pai me dava de presente as inscrições para todas as escolas militares (risos). Fiz prova para o Colégio Militar duas vezes, para o Colégio Naval, uma e, depois, Escola Naval, mais uma. Ele ficou superchateado quando não fui aceito. Imagina, fiz alistamento militar e fui dispensado (risos).”

13- Tal pal tal filho
“Meu pai, no Colégio Militar, fazia teatro. E ele participava de um grupo de teatro amador e chegou a fazer uma peça que eu encenei, fazendo o mesmo personagem, que foi o Auto da Compadecida. Eu e ele fizemos o padre. E o meu pai estudou com o Luís Armando Queiroz, com o Castrinho, com o Nelson Rodrigues Filho.”

14- Plano B
“Eu só tinha um plano na vida: fazer faculdade e dar aula (risos). É por isso que eu faço licenciatura em Artes Cênicas. Novela é um plano B.”

15- Contracenar com um mito
“Fiz teste para a peça A Primeira Noite de um Homem (em que trabalhou com Vera Fischer). E ter feito foi um ótimo teste para lidar com a exposição (na época, houve boatos de que ele estaria namorando a musa). A Vera é incrível! Foi bom ter vivenciado… se você se conhece e sabe o que quer, respeite-se . Não tem por que sair falando coisas, explanando coisas que não tem necessidade. Para que as pessoas se expoem? É uma questão de bom senso também.”

16- Determinado
“Quando eu quero alguma coisa, corro atrás. Sei o que quero, gosto de objetivos e de me superar. Por mais que eu esteja fazendo outra coisa, a seta está apontada para lá (para o objetivo).”

17- Não sabe perder
“(risos) Nunca gostei de perder. Ninguém gosta. Aquela de ‘o que vale é competir’… Correndo na praia, às vezes, vejo alguém na minha frente e, de repente, meu objetivo não é correr; é ultrapassar aquela pessoa. Engraçado isso, né? Mas não vou puxar o tapete de ninguém, não vou fazer nada para alcançar meu objetivo. Não é isso.”

18- Teimoso
“Sou muito cabeça-dura. De tentar alguma coisa, vê que não é possível e continuar insistindo e quebrar muito a cara por conta disso. Mas nunca gostei de dar um passo maior que a perna. Isso não.”

19- Cozinheiro nas horas vagas
“Gosto de cozinhar para amigos. Faço muita salada, gosto de comer salada e é uma coisa prática pra caramba. Mas meu prato preferido é berinjela e abobrinha. Minha mãe (Inês) faz uma berinjela gratinada que se você comer, não vai querer bife nunca mais na vida (risos).”

20- Prêmio
Conquistou o Prêmio de Melhor ator no Festival de Teatro Carioca, em 2001, com a peça Quietude, com a Quantum Companhia de Teatro. “Por um personagem eu faria qualquer coisa. Engordaria, emagreceria… A gente vê tantos exemplos… Eu me lembro de Christian Bale fazendo O Maquinista. Ele perdeu não sei quantos quilos. Assustador!”

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s