27 famosas que se posicionaram contra Silvio Santos por causa do assédio

Silvio Santos assediou Claudia Leitte durante o Teleton, no último sábado (10).

Siga o mdemulher no Instagram

Na noite de sábado (10), Silvio Santos protagonizou mais um episódio de assédio verbal na televisão. Claudia Leitte foi o alvo da vez e a situação constrangedora se deu na apresentação do Teleton. Dentre outros comentários machistas, o dono do SBT criticou a maneira como Claudia estava vestida e disse que não poderia abraçá-la pois ficaria excitado.

Essa não é nem de longe a primeira vez que Silvio se comporta assim, mas esse episódio gerou uma repercussão maior do que de costume. Claudia chegou a se posicionar, criticando a atitude do apresentador e falando sobre a cultura do assédio como um todo. A declaração foi dada via Instagram e diversas famosas comentaram o post.

View this post on Instagram

Aonde quer que eu vá, minha entrega é total. Tem que ser com todo amor do mundo, especialmente quando se trata de contribuir para o bem de alguém. Senti-me constrangida sim! Quando passamos por episódios desse tipo, vemos em exemplificação, o que acontece com muitas mulheres todos os dias, em muitos lugares. Isso é desenfreado, cruel, nos fere e nos dá medo. A provocação vem disfarçada de piada, e as pessoas riem, porque acostumaram-se, parece-nos normal! E lá se vai a nossa vida, cheia de reflexões quanto ao que usar como artista, como empresária, como esposa, como amiga, como empregada, como patroa… como mulher. Até que horas podemos estar nas ruas? Aprendemos a nos esquivar. Fizemos concessões porque fomos educadas assim. Mas, nós que somos vítimas! “Ah, mas se estivéssemos usando outra roupa?” Definitivamente a culpa não é do que estamos usando! A culpa é dessa atitude constrangedora e de dois pesos e duas medidas. Somos livres! Eu, como cantora, ciente do meu papel e da responsabilidade que carrego, sentia que precisava dizer isso a vocês, meus fãs, e a todas as pessoas, em especial às mulheres, que longe do olhar público sofrem todos os dias.

A post shared by Claudia Leitte (@claudialeitte) on

Para além disso, muitas famosas também estão compartilhando uma publicação em que se lê “mexeu com uma, mexeu com todas” e a hashtag #ChegaDeAssédio. Ao fundo vemos a imagem de Silvio e Claudia, no momento em que o assédio aconteceu.

A vergonha, o medo da retaliação e a exposição nos paralisa. Mas é preciso lembrar: ISSO NÃO É NORMAL”, diz o texto da postagem.

Assim como no Instagram de Bruna Marquezine, a mesma publicação também pode ser encontrada no perfil de Mariana Ximenes, Deborah Secco, Débora Nascimento, Débora Falabella, Bruna Linzmeyer, Taís Araújo, KéferaCamila Pitanga, Leandra Leal, Nanda Costa, Patricia Pillar, Fernanda Paes Leme, Alice WegmannAlinne Moraes, Zezé PolessaNathalia Dill, Sophie Charlotte, Alessandra Negrini, Cris ViannaMayana Neiva, Juliana Alves, Julia FariaJulia Dalavia Guta Stresser

Colega de Claudia no Carnaval de Salvador, Daniela Mercury também se manifestou através de um post em que se lê “cada mulher que se impõe nos liberta”.

Monica Iozzi compartilhou um vídeo que compila outras situações em que Silvio Santos foi machista e também racista:

View this post on Instagram

Chega!!!! #MexeuComUmaMexeuComTodas #Respeito

A post shared by Monica Iozzi (@monica.iozzi) on