41 anos de amor: Gilberto Braga e Edgar Moura Brasil oficializam união

O novelista e o decorador assinaram a união estável e celebraram o momento com amigos no Rio de Janeiro

O beijo dos noivos após assinarem a união estável
Foto: Cristina Granato

Só faltava a festa. O novelista Gilberto Braga, 67 anos, e o decorador Edgar Moura Brasil, 59, moravam juntos há 41 anos e já haviam assinado um pacto nupcial. Mas ainda sentiam falta de uma celebração com os amigos. Na noite de sábado (22), eles abriram o apartamento em que moram, no Arpoador, zona sul do Rio de Janeiro, para a festa. “Acaba sendo uma atitude que representa, em diversos aspectos sociais e culturais, um pouco de tudo… Mas, no nosso caso, pelo menos para mim, foi mais pelo romantismo, porque já estamos juntos há mais de 40 anos, então foi pelo que representa romanticamente. Acho que todos deveriam fazer isso”, explicou Edgar. Ao todo, entre padrinhos e convidados, 70 nomes estavam na lista íntima do casal.

O próprio Edgar cuidou da decoração do apartamento, usando flores de Ovídio Cavalleiro, 57, que montou grandes arranjos clássicos com orquídeas e lírios brancos. Antes da cerimônia, comandada pela juíza de paz Maria Vitória Riera, 62, os noivos fizeram questão de receber os convidados, um a um, na porta.

Ao som de Cazuza

Os padrinhos chegaram à sala do apartamento, onde foi realizada a cerimônia, ao som de La Vie en Rose, de Edith Piaf. Entre eles, o diretor Dennis Carvalho, 67, a atriz Deborah Evelyn, 48, e a diretora da Sociedade Viva Cazuza Lucinha Araújo, 78, mãe de Cazuza. Foi ao som do cantor e compositor, aliás, que os noivos entraram para o tão aguardado “sim”. As canções escolhidas foram temas musicais das novelas O Dono do Mundo (Codinome Beija-Flor), de 1991, e Vale Tudo (Faz Parte do Meu Show), de 1988, ambas sucessos de Gilberto Braga.

41 anos de amor: Gilberto Braga e Edgar Moura Brasil oficializam união

Gloria Pires entre os padrinhos Deborah Evelyn e Dennis Carvalho
Foto: Cristina Granato

Durante a cerimônia, a juíza brincou com os noivos. “Eles estão juntos há muitos anos, mas é porque possuem quartos e banheiros separados. Esse é o segredo da união”, disse ela. Gilberto também entrou no clima descontraído: “Tenho de casar, porque Edgar está grávido”, disse ele arrancando risos. Mais tarde, foi a vez de o decorador corrigir Maria Vitória Riera, que os parabenizou pelos 45 anos de união: “41, por favor… Na nossa idade, cada ano é precioso!”

Entre os companheiros de profissão de Gilberto Braga, marcaram presença os novelistas Silvio de Abreu, 71, e Ricardo Linhares, 51. Entre os atores, Fernanda Montenegro, 84, e Gloria Pires, 50, que serão estrelas da próxima novela de Gilberto, ainda sem nome provisório e com estreia prevista para fevereiro de 2015 no horário nobre das 9 da Globo, estavam na torcida pela felicidade dos noivos.

Após a cerimônia, os convidados seguiram para o jantar, assinado pelo bufê Pederneiras. Depois, a festa animou com o DJ Marcos Mamede no comando do som e a maioria seguiu para a pista de dança. Muito feliz com o sucesso da noite, Edgar declarou: “Confesso que eu não estava ligando muito para isso tudo, afinal estamos juntos há tanto tempo, mas, na hora, fiquei bem emocionado. Admito que o casamento fez a diferença”.

Lua de mel separados

Somente a lua de mel do casal ainda não tem data marcada. Edgar viaja nesta quinta-feira (27) para Nova York, mas sem Gilberto, apenas na companhia de amigos. O novelista não pôde ir porque já está trabalhando em sua próxima novela, que começa a ser gravada em novembro. “Mas a nossa lua de mel foi antecipada. Passsamos todo o Carnaval na ilha de St Barths, no Caribe. E a verdade é que vivemos em lua de mel há 40 anos”, contou o decorador.

41 anos de amor: Gilberto Braga e Edgar Moura Brasil oficializam união

À esq.: Gilberto Braga agradece a presença da amiga Fernanda Montenegro. À dir.: O beijo dos noivos após assinarem a união estável
Foto: Cristina Granato