50 anos de novelas – Capítulo 3

Os pares românticos seguram as tramas do começo ao fim, apesar de alguns deles continuarem além dos estúdios da TV

Fábio Jr. e Gloria Pires se uniram de verdade na primeira versão de Cabocla
Foto: Divulgação

Novela sem romance não é novela. Desde que o gênero estreou na programação das emissoras, o amor é a força motriz das tramas e os pares românticos são protagonistas de desencontros, vítimas de armações e caminham entre o bem e o mal para que, no fim, vivam felizes para sempre. Quando foi ao ar, a pioneira 2-5499 Ocupado (Excelsior, 1963) tinha Tarcísio Meira, 77 anos, e Glória Menezes, 78, encabeçando o elenco. Os atores, casados desde 1962, tornaram-se o casal mais representativo da teledramaturgia brasileira e estrelaram 18 produções juntos, como A Deusa Vencida (Excelsior, 1965), Sangue e Areia (Globo, 1967), Irmãos Coragem (Globo, 1970), Guerra dos Sexos (Globo, 1983) e A Favorita (Globo, 2008). 

Em 1968, a Globo decidiu separá-los e escalou Glória Menezes para ser o par romântico de Carlos Alberto em Passo dos Ventos, e Tarcísio Meira com Yoná Magalhães, 77, em A Gata de Vison. Como Carlos e Yoná também formavam um casal fora de cena, o público rejeitou esse remanejamento, e Tarcísio e Glória voltaram a atuar juntos em Rosa Rebelde (Globo, 1969). Anos e anos na mesma emissora, os dois acabaram ganhando um seriado só para eles, Tarcísio e Glória (1988).

50 anos de novelas - Capítulo 3

Glória Menezes e Tarcísio Meira em Irmãos Coragem, uma das 18 novelas que fizeram juntos e Giovanna Antonelli e Murilo Benício em O Clone, quando o amor foi além da ficção
Foto: Divulgação

Mas a regra que sempre valeu para a aceitação de um par romântico é a chamada química entre os atores. Regina Duarte, 66, por exemplo, tinha isso com Claudio Marzo, 73, com quem trocou vários beijos em Véu de Noiva (Globo, 1969), Irmãos Coragem (Globo, 1970), Minha Doce Namorada (Globo, 1971) e Carinhoso (Globo, 1973), e com Antonio Fagundes, 63, em Nina (Globo, 1977), Vale Tudo (Globo, 1988) e Por Amor (Globo, 1997), mas a paixão explosiva de Simone, sua personagem em Selva de Pedra (Globo, 1972), com Cristiano (Francisco Cuoco, 79) se tornou um marco da teledramaturgia brasileira.

Alguns pares românticos deram tão certo diante das câmeras que continuaram atrás delas. Quando estrelaram Cabocla (Globo, 1979), Gloria Pires, 49, e Fábio Jr., 59, acabaram se casando de verdade e tiveram uma filha, Cleo Pires, 30. A união durou três anos. Depois de duas novelas juntos, Vale Tudo e Tieta (Globo, 1989), Cássio Gabus Mendes, 51, e Lídia Brondi, 52, se casaram em 1990, quando atuavam em Meu Bem Meu Mal (Globo), o último trabalho da atriz na TV, que abandonou a profissão e segue com o marido.
 
Graças às novelas, vários casais continuam se formando diante das câmeras e alguns se separando longe delas, como foi o caso de Letícia Spiller, 39, e Marcello Novaes, 50, quando interpretaram Babalu e Raí em Quatro por Quatro (Globo, 1994), e de Giovanna Antonelli, 36, e Murilo Benício, 40, em O Clone (Globo, 2001). Parafraseando o diretor Daniel Filho, 75, toda trama tem de ter um par romântico, um vilão e uma carta misteriosa. Na próxima edição, falaremos dos malvados e das malvadas das histórias. Até lá!

50 anos de novelas - Capítulo 3

Letícia Spiller e Marcello Novaes viraram um casal após Babalu e Raí de Quatro por Quatro e  Cássio Gabus Mendes e Lídia Brondi em Meu Bem Meu Mal, época em que se casaramo
Foto: Divulgação

50 anos de novelas - Capítulo 3

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s