6 coisas que você não sabia sobre a Palmirinha

A vovó mais querida do Brasil também tem seus ~segredinhos~.

No auge de seus 84 anos, Palmira Onofre não para: continua cozinhando como sempre e lançando livros com receitas fáceis para “suas amiguinhas e amiguinhos”. Com uma carreira de 60 anos na culinária, o que mais poderia nos surpreender sobre essa senhorinha tão querida pelo Brasil?

1. O prato favorito dela é frango com polenta

Pois é, amiguinh@s, dona Palmira gosta mesmo é de uma comida simples, caseira e italiana, que faz jus à sua origem. Aliás, quem não curte uma bela polenta com franguinho?

2. A famosa receita de sonho tem uma história linda por trás

Quando Palmirinha era uma jovem mãe de três moças que ainda estavam na escola, passou por uma fase de dificuldades financeiras. As meninas estudavam no mesmo colégio, porém, em períodos diferentes – sendo assim, revezavam o único blusão que tinham. Quando elas passaram a estudar no mesmo horário, a diretora não permitiu que fossem sem o uniforme da escola e deu uma semana para a mãe comprar a roupa. Palmirinha pegou dinheiro emprestado com uma amiga e resolveu fazer uma receita de sonho baseada na de pão doce de sua mãe para vender. Foi aos cabeleireiros da rua e conseguiu resgatar o dinheiro em apenas dois dias. “É o meu sonho realizado”, conta.

3. Ela vendia salgadinhos fritos em uma academia

Acompanhado de refrigerante diet, tá?

4. A bisnetinha dela é quem curte mesmo a cozinha

A pequena Olívia, de apenas 7 anos, morre de orgulho de ter “uma vó Palmirinha”. Tem como não se derreter?

5. Ela achou incrível entrevistar “artistas”

A vovó mais fofa do Brasil ficava nervosa antes de conhecer as celebridades no programa que apresentava na Fox. Vocês bem se lembram que ela passou mal quando deu um selinho no Chay, né?

6. O segredo do termo “amiguinhas e amiguinhos”

A verdade, conta sua filha Sandra, é que Palmirinha tinha dificuldade para pronunciar a palavra telespectadores. Então, ela sugeriu que os chamasse de “minhas amigas/meus amigos”, mas a senhora italiana foi logo adaptando para amiguinh@s. E ficou!

E ainda tem dicas quentinhas para você arrasar na sua cozinha:

1. Para acertar o ponto do caramelo (que endurece e não derrete), adicione 1 colher (sopa) de glucose e deixe ferver sem ficar mexendo. Quando começar a dourar, ou seja, ficar com cor de guaraná, tire do fogo. Isso porque ele continua cozinhando e pode queimar se deixar mais tempo.

2. Para o macarrão ficar al dente, o segredo é não cozinhar na água fria. Deixe ela ferver e depois despeje o macarrão, respeitando o tempo da embalagem – de acordo com ela, é coisa de 3 a 5 minutinhos. Se passar um pouco do tempo, jogue água fria para tirar aquela textura “molenga”.

3. E quando precisar acertar a quantidade de sal, comece com 1 colher (chá). Prove e adicione conforme o seu gosto.