7 outras vezes que a história de Moisés foi contada

A saga do líder religioso que conduziu seu povo a libertação foi contada várias vezes e de diversas formas.

A história de Moisés é uma das mais incríveis de toda a Bíblia. Tanto que já foi base para muitas superproduções do cinema  e da TV em todo o mundo. Apesar de tantas releituras, ninguém ainda tinha ousado tanto quanto a Record ao produzir uma  novela com o tema. E o esforço deu certo! Os Dez Mandamentos é sucesso absoluto, os efeitos e a cenografia são dignos das  grandes produções internacionais.  Veja outras vezes que a saga do líder espiritual foi contada.  

1 –  Clássico do Cinema Mudo (1923)

A saga do líder Moisés foi contada pela primeira vez no cinema em 1923, pelo diretor Cecil B. DeMille. O orçamento da  produção não era nada mal para a época, por volta de US$ 1,8 milhão. Além do orçamento, a película também impressiona os telespectadores por ser um das primeiras a exibir trechos coloridos.

 

 

2-  Remake suntuoso, vencedor de Oscar

Em 1956, o mesmo diretor da produção anterior, fez uma refilmagem do clássico. Moisés foi interpretado por Charlton  Heston. A superprodução custou U$13.500.000 e foi indicada a 6 Oscars, levando a estatueta de Melhor Efeito Especial. Na  época, o recurso utilizado para simular o mar vermelho se abrindo foi uma sensação e entrou para a antologia do cinema. Que categoria!

 

 

3- Versão para a TV em formato de série

 Em 1974, Burt Lancaster interpretou o líder religioso com maestria em uma série para a TV inglesa. A Terra Prometida – A Verdadeira História de Moisés tinha um time consagrado de atores, que, na maioria, participou da série Jesus de Nazaré, filmada três anos depois, em 1977. Olha só um trechinho do filme:

 

 

4 –  Com participação de brasileiro no elenco!

Ben Kingsley interpretou o príncipe hebreu em 1995. Para dar vida ao antagonista, Ramsés, a produção contou com um ator de peso, o lendário Christopher Lee, consagrado por sua atuação como Conde Drácula. E tem brasileiro no elenco: Sonia Braga participou da produção vivendo Séphora.

5 –  Da película para animação

Mais uma vez a história de Moisés foi parar nas telonas. Desta vez em formato de animação musical, primeiro filme animado, produzido e lançado pela DreamWorks, em 1998. A animação virou febre mundial, sendo indicada a dois Oscars e faturando a estatueta de Melhor Canção por When You Believe, interpretada por duas das maiores vozes dos anos 90, Mariah Carey e Whitney Houston.

 

 

6 – Tema ganha nova roupagem

Em 2007 a história de Moisés foi contada novamente em formato de animação e a voz do herói libertador foi dublada por Christian Slater.  Tem um tempinho livre? Encontramos o link com o filme completo para você.

 

 

7 –  Êxodo: Deuses e Reis

Em 2014, Ridley Scott, um dos mais aclamados cineastas norte-americanos, responsável por clássicos como Alien e Blade Runner, também contou a história épica de Moisés. Christian Bale foi o escolhido da vez para viver Moisés. Sigourney Weaver, estrela de Alien, o 8º Passageiro participou da trama no papel de Tuya.

 

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s