A recuperação de Mara Manzan

A atriz, que operou de câncer no pulmão, está pronta para se submeter a sessões de quimioterapia

Mara recebeu o apoio de vários 
colegas como Débora Falabella, 
Marília Pêra e Zeca Pagodinho
Foto: João Miguel Jr./Rede Globo

Quem procura Mara Manzan, 55 anos, em casa, demora a encontrá-la. A intérprete da Amara de Duas Caras agora caminha o dia todo. Ordens médicas… Isso mesmo, depois que passou por uma cirurgia para a retirada de cinco nódulos do pulmão direito, um deles cancerígeno, em 26 de abril, Mara tem de andar bastante, pelo menos 40 minutos todos os dias. Isso ajuda a ter uma boa cicatrização do pulmão.

A atriz, que foi operada em São Paulo, já voltou ao Rio, onde pretende assistir ao desfecho de sua personagem na novela de Aguinaldo Silva. Segundo Mara, antes da operação, ela já havia gravado a última cena em que Amara se encontra com Bernardo, vivido por Nuno Leal Maia. Porém, o final ela não conta.

tititi – Como anda sua recuperação?
Mara Manzan – Estou bem, me restabelecendo na medida do possível. Vim para o Rio de Janeiro porque aqui o ar é mais puro. Tenho que caminhar bastante para ajudar na cicatrização do pulmão. Por isso, nos primeiros dias depois da cirurgia já andava pelo shopping… Não foi um ato irresponsável, seguia orientação do médico.

Vai mesmo viajar para Lisboa, em Portugal, como tinha combinado com o Aguinaldo Silva?
Infelizmente não, porque precisarei fazer quimioterapia. Uma semana depois da operação, numa consulta, os médicos me explicaram que seria necessário fazer esse tratamento preventivo. Então, vou ter que voltar para São Paulo a cada 14 dias.

Você vai cortar o cabelo, que eventualmente poderá cair por causa da quimioterapia?
Não vai cair não, parece que o tratamento será bem leve. Mas também não me importo com isso. Se tiver que ficar careca, quem sabe lanço moda? (risos)

Tem recebido visitas ou telefonemas dos colegas?
Vários! Hoje mesmo (16/5) saí para almoçar com o Eri Johnson, um grande amigo. Mas quando estava no hospital, Débora Falabella e Lolita Rodrigues foram me ver. Sem dizer que todos os dias a Marília Pêra me liga para saber como estou. O Zeca Pagodinho foi a uma missa em minha intenção, a Susana Vieira me perguntou se eu precisava de uma enfermeira, que ela estava disposta a pagar… Então, estou sendo muito acarinhada por todos. Até nas ruas as pessoas me param dizendo que rezam por mim. Eu pensava: será que estão mesmo? Mas tô tão bem que acho que sim, viu! (às gargalhadas).

Você se considera um exemplo para as outras pessoas?
Espero que a minha história ajude as pessoas a reagir. Se a vida fosse só cor-de-rosa, também não teria graça, seria muito chato. E nunca questionei o que aconteceu comigo, nem quando tive o câncer de útero (1998), porque acho que Deus tem planos pra mim. E já paguei meu karma, né! (risos).

Não vai contar pra gente o que acontecerá com a Amara no final?
Isso nem sob tortura, mas será surpreendente! E só tenho a agradecer a Deus e ao Aguinaldo por esse trabalho maravilhoso. Aliás, a todo o elenco… E o Nuno (Leal Maia) foi o melhor marido que a Amara poderia ter.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s