Academia do Oscar anuncia expulsão de Bill Cosby e Roman Polanski

Ambos foram banidos por conta de estupros cometidos no passado.

Bill Cosby e Roman Polanski estão oficialmente banidos da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas – a mais importante entidade cinematográfica do mundo, responsável pelo Oscar. O comunicado foi dado nessa quinta-feira (3).

Ambos foram expulsos por conta de estupros cometidos no passado. Em 2017, a Academia já havia decidido fazer o mesmo com Harvey Weinstein, depois de ele ter sido acusado de abuso sexual e estupro por diversas mulheres – o que acarretou na maior mobilização contra assédio da história de Hollywood.

Roman Polanski

Roman Polanski (Neilson Barnard/Getty Images)

As duas novas expulsões foram anunciada uma semana depois de Cosby ser condenado por dopar e estuprar mulheres em 2004. O ator pode pegar até dez anos de prisão.

Quanto a Polanski, ele tornou-se foragido da polícia americana após ter sido acusado de estuprar uma garota de 13 anos. Mesmo depois da acusação, a Academia resolveu premiá-lo com o Oscar de Melhor Diretor, por “O Piano”, em 2002. Na ocasião, Polanski não compareceu à cerimônia de entrega do Oscar, pois teria sido preso assim que desembarcasse nos Estados Unidos.